Atuação para Cinema é a próxima oficina a ser realizada pela Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine). A atividade será ministrada pelo ator e diretor Sirmar Antunes. São apenas 30 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição. As pessoas interessadas podem se matricular gratuitamente até o dia 6 de abril neste link
A oficina, que integra o projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande, será realizada de 7 a 22 de abril (de segunda a sexta-feira), das 9h às 12h e das 14h às 17h, presencialmente, no Laboratório Iecine Odilon Lopez – 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Porto Alegre).
A oficina, que conta com o apoio da Casa de Cultura Mario Quintana, Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen) – instituições da Sedac – e Sistema Estadual de Cultura propõe apresentar os fundamentos para atuação cinematográfica, tendo como público-alvo iniciantes e amadores acima de 16 anos, interessados nas oportunidades que o mercado audiovisual oferece.
“Sirmar Antunes é um dos atores que melhor representam o cinema gaúcho, um dos mais experientes e longevos profissionais de nossa cinematografia em atividade. Sua chegada ao corpo de professores do Iecine enobrece nossa instituição, fazendo-a mais democrática e abraçando também as artes dramáticas, tão necessárias para a criação cinematográfica”, destaca Zeca Brito, diretor do Iecine.
Programa
– O texto e o subtexto
– Interiorização do personagem
– Percepção e técnica vocal
– Interpretação realista
– O olhar, a máscara facial e o gesto – postura ao interagir com o colega e o jogo cênico (contracenar)
– Atuação diante e para câmera
– Concentração no SET
– O saber lidar com a expressão: “Nãointerpreta!”
Ministrante
Com 48 anos de carreira, Sirmar Antunes já atuou em dezenas de peças teatrais, documentários e minisséries, além de ter integrado o elenco de mais de 30 filmes. Destacam-se O Dia em que Dorival Encarou a Guarda, Lua de Outubro, Netto Perde Sua Alma, Concerto Campestre, Netto e o Domador de Cavalos, Os Senhores da Guerra, entre tantos outros.
No ano de 2003 recebeu, da Sociedade Cultural Floresta Aurora, o título de Personalidade da Comunidade Negra, por relevante atuação na sociedade civil. Em 2010, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, honraria máxima do Legislativo gaúcho, por serviços prestados à cultura e à arte. Em 2017, recebe homenagem no Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada, que instituiu o Prêmio Sirmar Antunes, com objetivos de valorizar, incentivar e reconhecer as produções cinematográficas e o protagonismo dos estudantes negros. O ator também foi homenageado no Festival Cinema Negro em Ação em 2020.
Revelando o Rio Grande
O projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do governo federal, e integra o Programa Estadual de Formação e Qualificação na Área Cultural, do Sistema Estadual de Cultura.
Jornalista, assessor de imprensa e fotógrafo mais-ou-menos-amador. Entusiasta das pautas culturais – sempre aprendendo coisas novas (por aí).
Faça um comentário