Atividade gratuita acontece de 28 de junho a 28 de julho de 2022 na CCMQ
A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), abre inscrições para a oficina História do Cinema Brasileiro: Personagens e Contextos, do projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande.
A oficina tem por objetivo a formação de público, bem como a qualificação de plateias acerca do Cinema produzido no Brasil.
Os encontros serão presenciais nas terças e quintas-feiras, de 28 de junho a 28 de julho, das 14h30min às 17h30min, na Sala Norberto Lubisco, da Cinemateca Paulo Amorim (Rua dos Andradas 736, térreo – Casa de Cultura Mario Quintana).
A atividade será ministrada pela jornalista e professora Fatimarlei Lunardelli. Interessados podem se matricular gratuitamente pelo link na bio do Instagram @ieciners.
“Com esta oficina, a professora Fatimarlei Lunardelli amplia as ações do Núcleo de Pesquisa, Informação e Memória do Iecine, que nos últimos dois anos dedicou-se à historiografia do Cinema gaúcho. No curso serão destacados personagens e passagens icônicas do Cinema brasileiro”, observa Zeca Brito, diretor do Iecine.
Programa
Surgimento da cinematografia nacional
Principais títulos e fatos históricos relevantes do setor audiovisual
Personagens
Contextos
Ministrante
Fatimarlei Lunardelli é graduada em Jornalismo (pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS) e é doutorada em Ciências da Comunicação (pela Universidade de São Paulo – USP). Com uma vasta experiência como jornalista e pesquisadora do Cinema nacional, atualmente atua como crítica de cinema e como professora no Curso de Realização Audiovisual da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos.
Livros publicados:
- A Crítica de Cinema em Porto Alegre na década de 1960. Porto Alegre: Editora da UFRGS/Secretaria Municipal da Cultura, 2008, v.1000. p.160.
- Quando éramos jovens: história do Clube de Cinema de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade UFRGS; UE da Secretaria Municipal de Cultura, 2000, v.1. p.205.
- Ô psit! O cinema popular dos Trapalhões. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1996, v.1. p.177.
Revelando o Rio Grande
O projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do governo federal.
Jornalista, assessor de imprensa e fotógrafo mais-ou-menos-amador. Entusiasta das pautas culturais – sempre aprendendo coisas novas (por aí).
Faça um comentário