A Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, por meio da Coordenação do Livro e Litaratura (CLL), divulgou nesta semana os finalistas do 22º Prêmio Açorianos de Literatura e do 6º Prêmio Açorianos de Criação Literária. Na lista, Luis Rubira, Orador da Feira do Livro de Pelotas, é finalista nas categorias Capa e Especial com a obra “Vitor Ramil: Nascer leva tempo”.
A seleção coube a um júri formado por personalidades do setor cultural, que avaliaram 240 títulos inscritos em 2015 por autores, artistas gráficos e editoras. Os vencedores de cada categoria e o “Livro do Ano”, bem como os destaques literários, serão conhecidos e premiados no tradicional evento “Noite do Livro”, em 23 de novembro, às 20h, no Teatro Renascença.
Professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Luis Rubira é autor de Nietzsche: do eterno retorno do mesmo à transvaloração de todos os valores (2010); Sepé Tiaraju e a Guerra Guaranítica (2012) e organizador dos três volumes do Almanaque do Bicentenário de Pelotas (2012-2014).
Em entrevista recente na Feira do Livro de Pelotas, o filósofo comentou o reconhecimento pelo último trabalho realizado. “A alegria maior ainda é o fato de que esse livro encontrou seus leitores, que puderam compreender melhor a obra do Vitor.”