Mostra CURA: de 2 a 8 de dezembro em Pelotas


Mostra CURA
Mostra CURA

De 2 a 8 de dezembro, Pelotas recebe espetáculos de teatro e dança, performances, debates, oficinas, residência artística, ampliando e fortalecendo as discussões sobre o campo das Artes Cênicas, das Artes e das Humanidades.

A Mostra CURA é uma mostra de artes cênicas protagonizada por artistas negras, negres e negros. Com abrangência nacional, o evento proporciona à cidade de Pelotas uma importante e urgente reflexão através da arte: do reposicionamento das experiências artísticas negras e seus protagonismos.

Considerando a realidade sistêmica e estrutural que constitui nosso país, que alija pessoas negras de direitos e oportunidades, a mostra surge como uma importante ação de revisão histórica e social, inserindo-se nas Políticas de Ações Afirmativas e na luta antirracista. O evento apresenta de 2 a 8 de dezembro, espetáculos de teatro e dança, performances, debates, oficinas, residência artística, ampliando e fortalecendo as discussões sobre o campo das Artes Cênicas, das Artes e das Humanidades.

Mostra CURA

Em sua primeira edição, no ano de 2020, a CURA- Mostra de Artes Cênicas Negras aconteceu em formato remoto durante a pandemia, tendo acesso totalmente gratuito, com vasta programação, ampla divulgação nos meios de comunicação, atingindo mais de 10.000 pessoas, gerando trabalho e renda direta e indireta para mais de 100 profissionais das artes. 

Em 2024 a mostra acontece em formato presencial na cidade de Pelotas apresentando produções de artistas locais, de Porto Alegre e Minas Gerais, que discutem temas diversos e abrangentes,  amalgamados nas tensões e disputas pelas narrativas cênicas. Luta antirracista, racismo, resistência, fabulação de futuros, celebração, festividades, gênero, diversidade são temas presentes nesta edição. A programação nesta edição terá acesso totalmente gratuito, fomentando a ampliação e democratização do acesso ao evento.

Mostra CURA Pelotas 2024
de 2 a 8 de dezembro
Programação


Mostra CURA marca a presença e a potência nas Artes Cênicas da atualidade. Teatro, dança, performance, processos híbridos, conversas, axé, ebós, dengos, organização, festa: tudo está posto ao mesmo tempo. As produções  propõem pensar as contracolonizações cênicas e destaca os saberes e os fazeres  da criação artística. Um tempo-espaço pautado pelas experiências negras.

A Mostra CURA – Reconstruir Edição Pelotas tem o patrocínio do Programa Banrisul de Patrocínios – Edição Cultural Reconstruir RS e conta com apoio institucional da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel e da Secretaria de Cultura de Pelotas. Realização da UTA Produções e co-realização do NUPRA – Núcleo de Práticas Radicais UFPel.

Leia também: “Latinoamerica Drama”: Juliano Guerra faz retrato da América Latina em música com participação de Vitor Ramil

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*