A obra poética do escritor, jornalista e biólogo moçambicano Mia Couto será o tema da próxima edição do projeto Poesia no Ling. Em encontro virtual conduzido ao vivo pela professora de Literatura da UFRGS Marcia Ivana de Lima e Silva, o público poderá conhecer detalhes sobre a biografia, a trajetória e a extensa produção do autor que revelou seu talento cedo, aos 14 anos, e que hoje, aos 66, já é dono de diversos prêmios literários, entre eles o Camões, o mais prestigioso da língua portuguesa.
A atividade acontece no dia 8 de setembro, quarta-feira, às 16h, e poderá ser acompanhada gratuitamente pelo canal do YouTube do Instituto Ling. Quem quiser receber o link direto do evento, lembretes e o material preparatório, pode fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
Mia Couto nasceu em 1955, na Beira, em Moçambique, com o nome de António Emílio Leite Couto, mas eventualmente acabou adotando o pseudônimo com o qual ficou conhecido no mundo todo devido a sua paixão por gatos. É membro correspondente da Academia Brasileira de Letras e autor de mais de 30 livros, entre prosa e poesia. Entre eles estão o romance Terra sonâmbula, considerado um dos doze melhores livros africanos do século XX, e suas principais coletâneas de poesia: Raiz de orvalho e outros poemas (1999), Idades, cidades, divindades (2007), Tradutor de Chuvas (2011) e Vagas e Lumes (2014). Além do Prêmio Camões, recebido em 2013, também recebeu o Neustadt International Prize em 2014, considerado o “Nobel Americano”, pelo conjunto de sua obra.
Marcia Ivana de Lima e Silva é professora titular do Instituto de Letras da UFRGS. Pesquisa sobre criação literária, com ênfase em Crítica Genética. Cursou Licenciatura em Letras (Português e Alemão) na mesma universidade onde hoje atua e Mestrado e Doutorado em Teoria Literária na PUCRS. Coordena o acervo de Guilhermino Cesar e é também pesquisadora convidada no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.
Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult
O Poesia no Ling realiza mensalmente encontros dedicados à poesia, ministrados ao vivo por diferentes professores da área, em homenagem a grandes personalidades da literatura mundial. Em suas últimas edições, o projeto teve aulas com Diego Grando celebrando o bicentenário de nascimento de Charles Baudelaire, Ronald Augusto analisando Heitor Saldanha, Ana Maria Lisboa de Mello homenageando Cecília Meireles e Sergius Gonzaga apresentando Augusto dos Anjos. As edições anteriores podem ser assistidas no canal do YouTube do Instituto Ling. A programação tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.
Poesia no Ling
Marcia Ivana de Lima e Silva apresenta a obra poética de Mia Couto
Dia 8 de setembro, quarta-feira, às 16h
Gratuito, no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/
Para receber materiais preparatórios e lembretes para a atividade, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br
Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.
Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult
Fonte: Jéssica Barcellos
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário