A nona edição do Festival Internacional de Animação Chilemonos premiou quatro produções brasileiras, todas do sul.
As animações do estúdio portoalegrense Hype, “Tainá e os Guardiões da Amazônia” (coprodução com Sincrocine e ViacomCBS), e “Viola e Tambor” (coprodução com a chilena Punkrobot) receberam segundo e terceiro lugar, respectivamente, na categoria séries latinoamericanas.
As animações univesitárias da UFPEL “Só Sei Que Foi Assim”, de Giovanna Muzel, levou primeiro lugar na categoria escola latinoamericana, enquanto “Ta Foda”, de Denis Gabriel de Souza, recebeu menção honrosa na mesma modalidade.
Leia também:
“Só sei que foi assim” é a grande vencedora da Mostra Gaúcha de Curtas Metragens 2019
Dois curtas produzidos na UFPel são indicados ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020
Criada por Pedro Rovai (1938-2018) e Virginia Limberger e dirigida por André Forni, “Tainá e os Guardiões da Amazônia” acompanha as aventuras da indiazinha e seus amigos. Série vencedora do prêmio Quirino, pode ser conferida na Netflix e no canal Nick Jr.
“Viola e Tambor” incentiva o respeito à diversidade através de seus personagens musicais e pode ser assistida no canal Disney Junior. A direção é de Antonia Herrera e María Elisa Soto-Aguilar.
Premiado em Gramado, o curta “Só Sei Que Foi Assim” acompanha a viagem à selva de uma menina e seu amigo tigre, enquanto “Ta Foda” é um pseudo-documentário sobre o futuro do Brasil.
Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult
Leia também:
Coprodução gaúcha “Tainá e os Guardiões da Amazônia” vence Prêmio Quirino na Espanha
Viola e Tambor – Animação gaúcha estreia nos canais Disney da América Latina
Fonte: Isidoro B. Guggiana
Jornalista, assessor de imprensa e fotógrafo mais-ou-menos-amador. Entusiasta das pautas culturais – sempre aprendendo coisas novas (por aí).
Faça um comentário