
Com direção de Tatiana Sager e roteiro de Renato Dornelles, a série documental gaúcha Violadas e Segregadas vai estrear no dia 1º de maio, quinta-feira, às 23h, com transmissão para todo o país, simultaneamente, pela TV Brasil e RNCP, Rede Nacional de Consórcios Públicos. O lançamento ocorre no mês em que é celebrado o Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia — 17 de maio.
Os cinco episódios — cada um com 30 minutos — foram rodados em presídios do Rio Grande do Sul. Na tela, o universo de mulheres trans e travestis que vivenciaram o encarceramento. Pessoas que, quando presas, são colocadas em prisões masculinas, isoladas do restante da massa carcerária, em um sistema de dupla segregação. Ou, então, como acontece na maioria dos casos, são alojadas junto a autores de crimes sexuais. Os cinco episódios foram rodados em presídios do Rio Grande do Sul.
— Retratar esse universo no sistema prisional é uma tarefa muito difícil. Temos que lidar com a realidade de pessoas que, invariavelmente têm uma vida marcada pelo preconceito e pela exclusão e que, na prisão, sofrem ainda mais, pois a rejeição a elas é ainda maior. São pessoas pobres e a maioria é negra. Então, quando deixam o sistema, o preconceito da sociedade com os egressos soma-se à aporofobia, à transfobia e ao racismo que já enfrentavam — explica o roteirista Renato Dornelles.
Violadas e Segredas foi contemplada pelo edital público BRDE/FSA-PRODAV – TVs Públicas – 2018, destinado a produções audiovisuais LGBTQIA+. Em 2020, durante o governo de Jair Bolsonaro, o processo chegou a ser cancelado. Mas a judiciário suspendeu o decreto executivo.
A série tem assistência de direção de Gabriel Sager Rodrigues, que também assina a direção de fotografia com Pedro Rocha e Márcio Cardoso. A produção é de Beto Rodrigues, Renato Dornelles e Tatiana Sager, o desenho de som e mixagem de Wendel Fey, a trilha sonora original de Everton Rodrigues e a montagem de Luan Ott. A realização é da Falange Produções e a distribuição, da Panda Filmes.

Jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por cinema, artes e viagens.
Faça um comentário