Dia 11 de dezembro, próximo domingo, será realizada a última edição do sofá na rua de 2022. A edição de número #83 vai contar com diversas atrações.
A partir das 11h, a josé do patrocínio com Conde de Porto Alegre vai receber o Bloloko (@bloloko), convidando a comunidade percussiva de Pelotas, a batalha do Porto Meia Lua Inteira (@bdmsatolep) e a banda do CCMar.
Como já é de costume, o evento contará com a feira de economia criativa e solidária, procurando fomentar a cadeia produtiva dos empreendimentos locais, convidando o seu público para o consumo local e o prestígio aos produtores e as produtoras da região.
Sofá na Rua #83 – Atrações
Blólôko é o bloco de todes
Com instrumentos adquiridos pelo Ponto de Cultura Outro Sul – e criado em 2018 – o Blólôko é uma integração multicultural que busca, através do batuque, articular gentes e mesclar sorrisos através da música e do encanto da percussão. Além do burlesco, o bloco é uma abertura para rememorar o Carnaval de uma Pelotas antiga.
A formalidade do carnaval fica de fora e, através de clássicos da mpb, do samba e do maracatu, o Blólôko se transforma no bloco de todo mundo. Para a edição do sofá na rua, esse abraço será ainda maior com a comunidade percussiva de Pelotas. Articuladores e articuladoras musicais e culturais de Pelotas se integram ao bloco e pretendem protagonizar um momento marcante para a edição de nº 83 do sofá na rua!
A Batalha do Porto – Meia Lua Inteira
Visando contemplar a história do Rap pelotense. A batalha ocorre no método “bate-volta”, na qual artistas rimam seus versos e passam para o próximo MC. Construindo uma narrativa poética, as batalhas integram nas suas rimas a poesia de rua, diversificando estilos e dificuldades vivenciadas pelos artistas em seus bairros e em suas casas. O ativismo se faz presente e as batalhas funcionam como integração cultural entre os participantes desse movimento tão importante para a cidade.
A ação Outro Sul Hip Hop faz parte do projeto OTROPORTO – Rede de Economia Criativa, com realização da Lei Federal de Incentivo à Cultura, financiamento da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal e patrocínio da Sagres, CMPC e CCGL Termasa/Tergrasa.
Oficinas de Música do CCMar
Projeto em parceria entre a OTROPORTO e o Centro de Convívio dos Meninos do Mar. Focado no ensino e práticas musicais, o projeto adquiriu instrumentos e equipamentos e trabalhou durante o ano com 30 jovens entre 14 e 17 anos da cidade do Rio Grande – RS.
O projeto, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande, nasce do intuito de auxiliar jovens em vulnerabilidade social e visa a transformação desses jovens através da formação em comunidade.
Sofá na Rua – Edição 83º
Quando: 11 de dezembro de 2022, Domingo
Local: José do Patrocínio esquina com Conde de Porto Alegre (Em frente ao Galpão Satolep)
Horário: 11h às 20h
O Sofá na Rua se manifesta enquanto movimento cultural de ocupação de espaços públicos e debate sobre a cidade, entendendo a importância em fomentar o trabalho dos artistas independente da cidade desde de 2012.
Hoje, o Sofá na Rua está formalizado enquanto uma Associação sem fins lucrativos e organizada em Rede, estabelecendo comunicação com municípios brasileiros mapeados pela coordenação da Rede Sofá na Rua Brasil.
O Sofá na Rua faz parte do projeto OTROPORTO – Rede de Economia Criativa, com realização da Lei Federal de Incentivo à Cultura, financiamento da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal e patrocínio da Sagres, CMPC e Termasa/Tergrasa.
Leia também: “Nada é por acaso”: um filme pra lembrar de cuidar da alma
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário