Gengiscan retorna a Pelotas junto ao “Ói Nóis Aqui Traveiz”


Gengiscan
Gengiscan em “O Amargo Santo da Purificação” - Foto: Rodger Timm

Criador da drag Abigail Foster, Formado em Teatro – Licenciatura pela UFPel em 2018, Gengiscan é Professor de Teatro, Ator, e desde 2022 também é Atuador da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz.

Gengiscan, junto a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, com única apresentação em Pelotas, neste domingo, 5 de novembro, apresentando o espetáculo teatral de rua “O Amargo Santo da Purificação”, às 17h, no Largo do Mercado Central (Público).

Em Fevereiro de 2022, com o objetivo de conseguir trabalhar profissionalmente com Teatro, Gengiscan foi morar em Porto Alegre, e logo que chegou foi fazer a Oficina Livre, que acontece aos sábados na Terreira da Tribo, espaço da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz.

“Com muita cara de pau, me coloquei à disposição e demonstrei minha vontade de integrar a Tribo e participar dos trabalhos. E foi com extrema felicidade que recebi o convite para estar no elenco de Ubu Tropical, peça de teatro de rua que está nas últimas etapas da criação e deve estrear em breve.” conta o artista.

Gengiscan
Gengiscan no Theatro São Pedro – Foto: Paulo Ferreira

Gengiscan também foi convidado para fazer parte da remontagem da peça “O Amargo Santo da Purificação”, uma visão alegórica e barroca da vida, paixão e morte do revolucionário Carlos Marighella. “Remontar essa peça foi uma escola de Teatro de Rua, e nos preparou muito para quando começamos o processo de Ubu Tropical.”

Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz

Criada em 1978, ao longo das ultimas décadas a Tribo construiu uma trajetória que marcou definitivamente a paisagem cultural do Brasil. Com a iniciativa de subverter a estrutura das salas de espetáculos e o ímpeto de levar o teatro para a rua, abriu novas perspectivas na tradicional performance cênica do sul do país .

A determinação em experimentar novas linguagens a fez seguir caminhos nunca trilhados por aqui. Com base nos preceitos de Antonin Artaud e do teatro revolucionário, investiga com rigor todas as possibilidades da encenação. Na busca de uma identidade, desenvolveu uma estética própria, fundada na pesquisa dramatúrgica, musical, plástica, no estudo da história e da cultura, na experimentação dos recursos teatrais a partir do trabalho autoral do ator, estabelecendo um novo modo de atuação.

Gengiscan no Terreira da Tribo, espaço da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui TraveizFoto: Millena Moreira

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O centro de produção, a Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, ocupa lugar de destaque entre os espaços culturais do Estado, sendo igualmente apontada como uma referência de âmbito nacional. Funciona como escola de formação de atores e, principalmente, como ponto de aglutinação de pessoas e profissionais dos mais diversos segmentos, fomentando a criação artística em diferentes áreas.

A organização da Tribo é baseada no trabalho coletivo, tanto na produção das atividades teatrais, como na manutenção do espaço. Para a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz o teatro é instrumento de desvelamento e análise da realidade; a sua função é social: contribuir para o conhecimento dos homens e o aprimoramento da sua condição.

Gengiscan sobre integrar a Tribo

“É um privilégio gigantesco estar junto à tribo e aprender com os mestres Paulo Flores e Tânia Farias e com todos os colegas que também são mestres, admito que ainda me sinto muito nervoso e amedrontado com tamanha responsabilidade de integrar um coletivo que há 45 anos existe e resiste fazendo arte de altíssima qualidade, pública e com valores e ideais tão fortes de: Utopia, Paixão e Resistência.”

“Sinto que não sei nada, como se recém estivesse começando, mesmo formado e com 12 anos de teatro, mas não é uma sensação ruim, é uma vontade gigante de aprender com essas pessoas que devotam sua vida à Arte Pública e ao trabalho de um ator/atriz consciente do seu ofício e do peso que ele carrega”.

Gengiscan em “O Amargo Santo da Purificação” – Foto: Rodger Timm

Gengiscan

“E agora tenho o privilégio de fazer minha primeira turnê pelo interior do estado com o circuito do SESC, passando por cidades como Canoas, Caxias do Sul, Carazinho, Lajeado, Passo Fundo e, claro, Pelotas. Estou muito ansioso e extremamente feliz de, dois anos depois, voltar a Pelotas profissionalmente, fazendo Teatro. É um sonho sendo realizado.”

O artista e a capital gaúcha

“Porto Alegre me proporcionou trabalhar com Teatro, como Professor Atelierista, dentro de uma Escola de Educação Infantil, a Escola Criança Vida, localizada no bairro Petrópolis e que me proporciona um espaço rico de experimentação das artes cênicas na primeira infância, tendo a criança como protagonista e valorizando a arte na vida e no dia a dia das pessoas desde que são bebês. Trabalho criando contextos e propostas que permitem a livre exploração das crianças sobre seus corpos e suas possibilidades artísticas.”

“E por fim, Porto Alegre me proporcionou espaços para trabalhar muito com a minha drag Abigail Foster, onde eu posso apresentar minhas performances, exaltando a cultura brasileira e sem a necessidade de me render a pressão de um estilo genérico e norte-americano de arte. Para o ano que vem, pretendo voltar a apresentar os monólogos da Abigail: “Textos e Canções de Amor, Vingança e Morte”, “O Ato de Resistir” e “Brasileiríssima”.”

Foto: Abigail Foster – Arquivo Pessoal

Gengiscan

“Tem sido uma experiência fantástica viver aqui, mas sempre carrego Pelotas, meus amigos, amores, familiares e colegas de profissão comigo e tudo com aprendi com todos eles. Amo minha cidade e desejo que a cultura seja cada vez mais valorizada nela, principalmente a cultura feita por aqueles que não são ouvidos e vistos.”

Leia também: Pelotas recebe o espetáculo teatral de rua “O Amargo Santo da Purificação”

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@abigadrag
@oinoisaquitraveiz

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