1ª Quarta da Cia no João Gilberto bar em Pelotas


Dois esquetes, uma performance e muitos risos na festa cênica da Companhia Pelotense de Repertório Teatral.

No ano em que completa oito anos de existência, a Companhia Pelotense de Repertório Teatral inventa mais uma… Mais uma opção de teatro em Pelotas. Desta vez é a “Quarta da Cia no João”. A primeira edição será no dia 12 de fevereiro e, se a receptividade for boa, o evento pode se tornar mensal. “No que depender do João (Lopes, proprietário do Bar) e do grupo, os pelotenses podem passar a contar com uma quarta-feira dedicada ao teatro. Repertório, como já diz o nome da Cia, não nos falta, e continuamos trabalhando”, adianta Joice Lima, precursora do grupo que “nasceu” em 2007, por ocasião da montagem da primeira peça escrita por ela, a comédia “Depois do Happy Ending”, dirigida por Flávio Dornelles.

A 1ª Quarta da Cia no João, no dia 12/02 no João Gilberto Bar, começa às 21h com apresentação de esquete baseado em “A polaquinha”, de Dalton Trevisan, com Val Fabres, sob a direção de Laerte Pedroso e Ana Alice Muller. Na sequência, Márcia Monks fica encarregada de animar a plateia e logo depois, o esquete “Gilda”, de texto e direção de Joice Lima, interpretado por Ana Alice Muller e ela mesma.

“A Gilda é uma destas mulheres de bem com a vida, que não tem vergonha de contar o que viveu. E olha que ela viveu muito”, brinca Ana Alice, que interpreta a protagonista. “Flertando com a plateia, ela conta, com humor, seu fraco pelas cantadas de pedreiros, o drama de pegar o noivo com outra às vésperas do casamento, a maneira de superar uma traição… ”, complementa.

“Extrovertida, Gilda fala de suas intimidades sem nenhum pudor. Ela tem este dom de conseguir rir dos próprios fracassos e não perde a oportunidade de criticar a superficialidade dos valores atuais, em que reina a exagerada preocupação com a aparência física e com a fama e propõe uma reflexão sobre a fragilidade da existência humana”, conta Joice, que diz utilizar o teatro para abordar os temas que mais a intrigam, emocionam e incomodam. Autora e diretora do esquete escrito também a pedido da atriz e amiga Ana Alice, que “queria um texto divertido, com uma personagem pra cima”, Joice também dá vida à imagem-ideal que Gilda gostaria de ser, sensual e glamourosa, inspirada em sua ícone, interpretada por Rita Hayworth, no filme homônimo. O esquete teve estreia em 7 de dezembro de 2010, na Associação Beneficente dos Aposentados e Pensionistas de Pelotas (ABAPP) e também já foi apresentado na Fenadoce (2013) e na 1ª Mostra de Teatro da Companhia Pelotense de Repertório Teatral, em julho passado, na Bibliotheca Pública Pelotense (BPP).

Os demais integrantes do grupo – Neusa Maria Kuhn, Paula Brandão, Dagma Colomby, Franciele Neves e Celio Soares Júnior – estarão trabalhando nos bastidores e na logística da festa. Ingressos antecipados custam R$ 10,00; na hora R$ 15,00. Reserva de mesas e compra de ingressos podem feitas peloss telefone (53) 8156-6043 e 8451-7113. O João Gilberto Bar fica na rua Gonçalves Chaves, 430.

Foto: Marcelo Soares