Se você curte livros e filmes não pode deixar de conhecer o 24 Frames de Literatura. Atuando desde 2013, o cineliteratura promovido pelo Grupo de Pesquisa ÍCARO (CNPq/UFPel) e pelo Centro de Letras e Comunicação (CLC/UFPel) realiza debates comparativos sobre os elementos cinematográficos em relação aos literários, comentando a respeito dos processos de adaptação e das ferramentas utilizadas por ambas as linguagens no seu sistema narrativo. Agora em sua quarta temporada (duas anteriores realizadas na Universidade Federal de Pelotas e uma junto à Universidade de Coimbra), o projeto traz um cronograma que se estende pelo ano inteiro, estando, agora, em seu segundo módulo, intitulado ciclo de debates. Cada encontro tem um eixo temático diferente, no qual um elemento em específico da obra é foco de debate.
No sábado próximo (23), a obra exibida será O homem duplicado (Enemy), comparando-se as versões de Saramago (2002) e Villeneuve (2014) para a trama, no eixo denominado casting. O longa aborda a vida de Adam (Jack Gyllenhaal), professor de história que descobre, assistindo a um filme, existir um homem igual a ele, iniciando uma busca incessante para encontrá-lo; em meio aos suspenses da narrativa. Os encontros do 24 Frames de Literatura ocorrem sempre às 14h dos sábados, provisoriamente no Auditório 1 do Centro de Artes da UFPel (R. Alberto Rosa, 62). A entrada é franca e, nesse encontro próximo, será sorteado um exemplar do livro Meu tio matou um cara (2002), texto de Jorge Furtado adaptado em 2004 pelo próprio escritor. Mais informações pelo site wp.ufpel.edu.br/24framesdeliteratura ou pela fanpage fb.com/24framesdeliteratura.
O QUE? PROJETO 24 FRAMES DE LITERATURA
QUANDO? DIA 23 DE MAIO, ÀS 14H
ONDE? AUDITÓRIO 1 DO CENTRO DE ARTES (R. ALBERTO ROSA, 62)
QUANTO? ENTRADA FRANCA
Por: Carlos Ossanes
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.