André Macedo inaugura galeria do Munaya em Pelotas


Foto: Paulo Rossi
Foto: Paulo Rossi

O Coletivo Munaya inaugura nesta quarta-feira (6) às 19h mais um espaço para a arte dentro da sua sede. Galeria de Bolso é o nome da sala de exposições, que conta com estúdio, lanchonete, ateliê de moda e sala multimídia. Para inaugurar a galeria, foi convidado o cartunista André Macedo, que expõe uma seleção de tiras, charges e desenhos, incluindo fragmentos da recente graphic novel Carne viva.

Consultora de arte do Coletivo, a artista Helena Badia explica que o nome faz alusão aos livros de bolso, “que são pequenos, a pessoa carrega e lê rápido”. Ela diz que “a ideia é de que a galeria seja bem democrática. Ela está aberta pra artistas conhecidos, desconhecidos, aqueles que já têm um nome feito e os que não têm”. Helena explica que a Galeria de Bolso aceita “toda e qualquer obra, desde que não cause dano a nenhum ser vivo”, lembrando o caso de um artista que usava animais como “obras”.

responsável pela primeira exposição foi escolhido por ser “um representante maravilhoso. Todos os dias a gente fica sabendo o que está acontecendo no mundo através do desenho, e eu acho isso bárbaro. Eu sou uma apaixonada por desenho em qualquer modalidade, acho que ele é a base de tudo na arte”, diz Helena.

Macedo diz ter feito apenas “umas três” exposições até hoje. “Meu trabalho tem que ser de produção rápida, então até o traço é ‘vulgar’, no sentido de não ter muito estudo, muita elaboração. Eu dependo do veículo de comunicação, tenho cronograma, tenho horário, então não costumo produzir para expor.” Um dos motivos para ter aceitado, diz ele, é o fato de ter completado 19 anos de publicação no Diário Popular em março.

O cartunista selecionou desenhos que ele considera serem “referências para o meu trabalho, tanto na questão da abordagem do conteúdo quanto na questão visual. Mostrar o traço, o trato da cor”. A exposição traz também personagens que não aparecem no jornal, como a Vó Maneca. “Ela tem uma abordagem mais pesada do que as tiras e as charges, tem um ambiente mais livre, então dá pra extrapolar.”

Serviço
O quê: exposição de desenhos de André Macedo
Quando: inauguração com presença do artista nesta quarta-feira (6/06/2012), às 19h; visitação até o dia 30, das 18h às 21h
Onde: Coletivo Munaya, Tiradentes, 2.332, entre Santa Cruz e Gonçalves Chaves

Por: Roberto Soares Neves
Fonte: diariopopular.com.br