Neste domingo (3), das 10h às 17h, pelo menos 14 escritores do Coletivo Autores de Pelotas (CAP) vão estar se revezando para tomar conta da banca da feira itinerante #EuLeioPelotasporAí.
O evento será na Praça Coronel Pedro Osório, durante o evento Cidade da Gente. Promovido pela Prefeitura de Pelota e organizado pela Secretaria de Cultura (Secult).
A banca do CAP contará com mais de 60 títulos de autores pelotenses, dos mais diversos gêneros literários, com descontos a partir de 10% do preço de capa.
Participações
“Às vezes, diante dos tempos apressados em que vivemos, um sopro em nossos ouvidos tenta nos sugerir que a arte, a literatura e a beleza da calma estão mortos. Eles não estão!”
“E não há momento mais oportuno para demonstrar o quanto a literatura continua florescendo em nossa região do que o aniversário da cidade. Vamos conhecer o doce das palavras?”, convida Isadora Tabordes.
Isadora é uma das últimas escritoras a integrar o CAP. Mestre em Filosofia, Isadora é apaixonada por motos e literatura e escreve crônicas inspiradas em seus passeios, logo publicadas em suas páginas, blog e no canal do Youtube “Relatos de Motocicleta”.
Livros e Autores
Quem passar pela praça e se interessar por algum livro. Há exemplares dos mais variados gêneros (poesia, romance, contos, crônicas, fantasia, autoajuda, dramaturgia, literatura de terror, quadrinhos, saúde mental, fotografia, coaching, etc.). Ainda pode receber autógrafo, dedicatória e trocar uma ideia com o autor.
Estão confirmadas as presenças de: Jairo Fernandes, Joice Lima, Beatriz Mecking, Ronaldo Campello, Marta Bottini, Mário Campello, Isadora Tabordes, Charlie Rayné, Gabriel Duarte, Marielda Medeiros, Helena Manjourany, Luis Kurz, Nana Abud e J. Gonçalves.
“A literatura do CAP é plural, de gêneros e estilos variados, mas em boa parte dos nossos textos a cidade de Pelotas está presente”, diz a romancista e contista Joice Lima.
Em junho do ano passado, por exemplo, Joice publicou um conto que escreveu em homenagem aos 200 anos do município, no livro “De quatro”, de contos, poemas e crônicas”, lançado em parceria com outros três amigos escritores.
E em outubro lançou seu último romance solo, “Café Cortado”, que traz críticas sociais e aborda “o passado racista da Princesa do Sul”.
“Nesse livro eu trato um pouco dessa nossa relação, complexa e conflitosa com a cidade, de mágoa por um passado escravagista, mas também de amor e carinho. É difícil ficar ‘neutro’ em relação a Pelotas e nossa literatura reflete isso”, pondera Joice sobre “Café Cortado”.
Coletivo Autores de Pelotas
Formado em fevereiro de 2019, o CAP realizou mais de 25 atividades literárias. Também levou sua feira itinerante para os seguintes locais:
Escola La Salle, Associação de Moradores da Tablada, Bibliotheca Pública de Pelotas (BPP). Também: Embrapa, Mercado das Pulgas, Casa do Tambor, Colônia Gruppelli (zona rural de Pelotas), praia do Laranjal, Parque Una.
Além de feiras literárias de outros municípios: FURG/Cassino, Pedro Osório, Jaguarão, Arroio Grande. E edições anuais do Festim de Maio #EuLeioPelotas.
Acompanhe nas redes: facebook.com/EuLeioPelotas e instagram.com/euleiopelotas
O que vem por aí
Julho: o grupo de autores de pelotas prepara eventos em parceria com o Del Pátio Pizzas e Pestos, no Laranjal. Também na Livraria Vanguarda, no Shopping Pelotas.
Agosto: atividade no Dia do Patrimônio; para setembro, o Picnic Literário na Baronesa.
Outubro/novembro: atividades na Feira do Livro de Pelotas.
Ainda esse ano, o grupo lança a primeira coletânea e também está em produção o Caderno Literário #EuLeioPelotasporAí.
A obra, que deve ter periodicidade bimestral, ficará à disposição das escola. A fim de que professores possam trabalhar em aula textos de autores pelotenses e promover atividades de interação dos estudantes com os escritores.
Cidade da Gente
Promovido pela Prefeitura para comemorar o 210° aniversário de Pelotas. O evento Cidade da Gente começa às 10h deste domingo. Contando com diversas feiras no entorno da Praça Coronel Pedro Osório. Entre elas: de artesanato, de plantas suculentas, de brechós, de livros e o tradicional Mercado das Pulgas.
A Secretaria Municipal de Saúde estará presente com o Trailer da Vacina. Com o propósito de oferecer orientações da Vigilância em Saúde, ações de saúde bucal. Além de testes para sífilis, HIV e hepatites.
Também será realizada uma edição do Comida de Rua, com a participação de restaurantes locais. O encerramento, às 19h30min, será com show do cantor Toni Garrido. No Largo do Mercado, em uma parceria da Prefeitura com o Sesc.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário