O recentemente criado Núcleo de Música Contemporânea trouxe à Pelotas O Festival de Música Contemporânea. Enquanto na Capital se realizaram nove concertos em duas semanas – com músicos de lá e daqui – parte da programação se reproduziu em nossa cidade em outros seis recitais. A coordenação geral ficou a cargo da pianista Joana Holanda, professora da UFPel.
Eis os recitais realizados em Pelotas, todos às 20h:
- 17-11 Música Eletroacústica – Auditório da Faculdade de Arquitetura.
- 19-11 Grupo Avante – Salão Milton de Lemos.
- 23-11 Lucia Cervini, “Ressonâncias do piano contemporâneo” – Salão Milton de Lemos.
- 24-11 Música de Câmara (piano e flauta) – Salão Milton de Lemos.
- 25-11 Música de Câmara (piano, flauta e trombone) – Salão Milton de Lemos.
- 26-11 Raul Costa d´Ávila, Thiago Colombo e Rogério Constante (flauta e violões) – Instituto Simões Lopes Neto.
A mais destacada estreia de obra em 2009 parece ser Cartas Celestes I, composta em 1974 por José Antônio de Almeida Prado para a inauguração do Planetário de São Paulo A interpretação foi feita em Pelotas e Porto Alegre pela pianista Lúcia Cervini.
A maior novidade instrumental foi a apresentação de José Milton Vieira, trombonista principal da OSPA desde 2006.
A técnica que mais me impressionou foi o tapping a duas mãos realizado por Thiago Colombo no Paisaje Cubano con Campanas (1986), de Leo Brouwer. A percussão martelada das cordas dá um ar africano ao instrumento, permitindo uma agilidade tal que sugere dois músicos tocando. Por outro recurso da mão esquerda se obtém sonoridade parecida à dos sinos, alusão européia.
Destaco, como intérprete neste evento, a expressão convincente e envolvente de Joana
Holanda, que com entusiasmo se dedica ao piano contemporâneo, divulgando inclusive partituras de mulheres compositoras.
Em setembro deste ano, também houve em Porto Alegre a III Mostra de Música Contemporânea, com recitais no Museu da UFRGS. Em novembro realizou-se em Santa Catarina, conjuntamente ao VI Contemporâneo RS, o ‘2° Festival de Música contemporânea Aliança Francesa – Sonoridades diferenciadas para o século XXI.’
Texto de Francisco Vidal – Compilação
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Isis Araújo
Cult Produções
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.