Ocorre na próxima quinta-feira, dia 29 de agosto, às 20 horas no Bar do Zé, o próximo “Buteco da Filosofia”. Trata-se do novo Projeto de Extensão do Departamento de Filosofia da UFPel, sob a coordenação dos professores Flávia Carvalho Chagas e Juliano Santos do Carmo, com a colaboração de acadêmicos e egressos do curso de Filosofia, bem como de outros cursos da UFPel, e tem por objetivo promover discussões transversais da filosofia com outras áreas do conhecimento e da cultura em geral sobre temas e problemas de relevância social afim de promover a (inter)relação dos saberes construídos dentro e fora do ambiente acadêmico filosófico.
Assim, a partir da própria natureza dialética da filosofia, o projeto prevê a realização destas discussões contando com diferentes posicionamentos, perspectivas e interpretações sobre o mesmo tema oportunizando a reflexão e a argumentação crítica sobre questões atinentes à preocupação humana a partir de um foco interdisciplinar. O projeto segue para a sua terceira edição, sendo que os temas das edições anteriores foram a polêmica sobre o casamento homoafetivo e, em julho, sobre a legalização do aborto.
Por último, cabe destacar que o projeto será de natureza itinerante de modo a buscar a efetiva interação com a comunidade de Pelotas nos mais diversos “butecos”, bem como, por outro lado, a saída e o distanciamento em relação à academia. Neste sentido, o projeto parece ser pioneiro devido a necessidade de realizar tais discussões contando sempre com a participação de debatedores (pelo menos um) que não tenham formação filosófica. Na sua próxima edição, nesta QUINTA, a discussão será sobre as mobilizações sociais deste ano e contará com a participação dos debatedores: Profª. Drª. Sônia Schio (UFPel), Prof. Dr. Renato Della Vechia (UCPel) e Prof. Dr. Álvaro Barreto (UFPel).
O quê? Buteco da Filosofia – Novo projeto do Departamento de Filosofia da UFPEL.
Para que? Discutir temas de relevância social.
Sobre o que? ”Mobilizações Sociais?”
Quando? 29 de Agosto de 2013, às 20h
Onde? Bar do Zé – Rua Conde de Porto Alegre esquina Álvaro Chaves.
Quanto? Entrada Franca.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.