Cia de Repertório abre apresentações do Encontro de Teatro


O esquete “A Ceia”, com a Cia Pelotense de Repertório, será o primeiro trabalho a ser apresentado na 5ª edição do Encontro de Teatro de Pelotas, promovido pela Secretaria de Cultura (Secult)/Theatro Sete de Abril, às 18h30 da próxima quinta-feira, dia 24, na Casa 6, localizada na Praça Coronel Pedro Osório – prédio amarelo, totalmente restaurado, que foi inaugurado em novembro de 2010. Compõem o elenco do esquete Laerte Pedroso, Joice Lima – ambos discípulos de Valter Sobreiro Junior, o grande homenageado do evento, que está completando 50 anos de trajetória teatral em Pelotas – e Miguel d’Ávila.

Com aproximadamente 20 minutos de duração, a encenação é baseada no conto homônimo de Lygia Fagundes Telles, que integra a obra “Antes do baile verde”, e mostra o encontro de despedida de Eduardo (Laerte Pedroso) e Alice (Joice Lima) que, depois de quinze anos juntos, estão se separando. Eduardo já tem outra mulher, bem mais jovem que Alice, e ela não se conforma com o rompimento. O encontro é tenso, dramático. Miguel d’Ávila interpreta o garçom, que proporciona momentos de humor à cena.

Tanto Pedroso quanto Joice já haviam participado do esquete anteriormente, ambos dirigidos por Sobreiro, embora em montagens distintas. Integrantes da Cia Pelotense de Repertório, os dois já atuaram juntos no esquete “A Vida Íntima de Papai e Mamãe”, de texto e direção de Celio Soares, e no espetáculo “Perdoa-me por me traíres” (2010) – ela interpretando Judite e ele Raul. Atualmente, ensaiam o próximo trabalho do grupo, “Moeda de 4 caras”, escrito por Joice, que está sendo dirigido por Ana Alice Müller e também conta com Paula Brandão no elenco, com previsão de estreia no primeiro semestre de 2012.

Dentro da programação do 5º Encontro de Teatro, à tarde haverá Oficina de Máscara Teatral, ministrada por Rodrigo Scalari, e, à noite, após o esquete “A Ceia”, será oferecido um coquetel de inauguração da exposição “Reencontros”, sob curadoria de Barthira Franco, composta de fotos e vídeos dos trabalhos do homenageado. Às 20h30, ocorre a estreia do mais novo trabalho de Sobreiro, “Entremez da Rainha D. Maria I, A Louca, e seu fiel criado Belisário”, que será reapresentada na sexta-feira e no sábado.

Redator: ASCOM
Foto: Divulgação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*