Nesta sexta-feira (3), tem início o segundo bloco de filmes do Ciclo “A Filosofia e o Cinema religioso”, intitulado “A convicção religiosa”. O filme de abertura é “O evangelho segundo São Mateus”, de Pier Paolo Pasolini. Cineasta italiano (1922-1975), Pasolini é autor de obras como “Salo” e “Teorema”. O Ciclo, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFPel, sob a coordenação do professor dr. Luís Rubira, ocorre todas as sextas às 20h, no Centro de Integração do Mercosul. A entrada é franca.
A programação completa do Ciclo está disponível na página da UFPel:
http://ccs.ufpel.edu.br
Sinopse:
Dia 03/06 – O Evangelho segundo São Mateus
Il Vangelo secondo Matteo, 1964, Itália. Direção: Pier Paolo Pasolini. Com: Enrique Irazoqui, Margherita Caruso. Reconstrução fiel do Evangelho de São Mateus, da anunciação à paixão de Cristo. Criador, Pasolini acentua o aspecto revolucionário de Jesus, fazendo referências à filosofia marxista; ateu, o cineasta dedicou o filme ao Papa João XXIII. A obra foi escolhida pelo Vaticano como um dos melhores filmes religiosos de todos os tempos. (137min).
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário