Experiência de cinema ao ar livre marca comemoração ao Dia Internacional da Mulher na Escadaria da Borges.
O prestigiado Cine Escadaria está de volta em ritmo de comemoração e intervenção, já na quarta edição. Mais uma vez, a Curadoria de Cinema Independente LORA, empresa que explora as dimensões arquitetônicas da cidade por meio da exibição de filmes em pontos públicos e turísticos, assume o movimento de cinema de rua no Dia Internacional da Mulher.
O evento acontece dentro da programação da Semana da Mulher no Teatro de Arena, é assinado pela ALIANÇA FRANCESA DE PORTO ALEGRE e apresentará três curtas-metragens franceses dirigidos por mulheres: Pleno Oeste (Plein Ouest – Alice Douard, 2019), Pelo Menos (Pile Poil – Lauriane Escaffre e Yvonnick Muller, 2018) e Ralha Criançada (Gronde marmaille – Clémentine Carrié, 2018).
No domingo 08 de março, a partir das 15h, o Teatro de Arena oferecerá espetáculos de teatro, dança, performance e música. A partir das 19h, a LORA apresenta mais uma edição da sua programação anual de cinema com projeções nos quatro cantos da escadaria.
O projeto nasceu em parceria com a UniFrance e, atualmente, expande conexões com a Aliança Francesa de Porto Alegre com o intuito de apresentar conteúdo de cultura e conhecimento em língua francesa à cidade de Porto Alegre.
A ideia é revitalizar o espaço público por meio de um evento que respeite e valorize as ruas e pontos turísticos como patrimônio da comunidade, evidenciando o seu potencial para a cidade e seus cidadãos como um todo. O evento se baseia no formato de cinema na rua como ressignificação das dimensões arquitetônicas urbanas, tendo como modelo o Cine Verão na Orla do Guaíba e o Cine Travessa, na Travessa dos Venezianos, já apresentados pela LORA.
A proposta é resgatar o papel do cinema como agente socializador e político, como janela de imersão a diferentes contextos e realidades, promovendo ações que despertem o pensamento crítico, o debate e o aprendizado pela interação com um conteúdo independente. Em sinergia, a proposta da Aliança Francesa de Porto Alegre é incentivar toda e qualquer iniciativa que potencialize as expressões francófonas de cultura e que evidencie a densidade e qualidade do cinema francês no estado do Rio Grande do Sul, promovendo um intercâmbio cultural e linguístico.
Combinando as expressões de Aliança Francesa e Dia Internacional da Mulher, nasceu o Cine Escadaria IV, um evento com a proposta de degustar curtas franceses ao ar livre na Escadaria do Viaduto Otávio Rocha. Sob esta perspectiva, a equipe de curadoria foi direcionada a selecionar obras dirigidas por mulheres e com temáticas femininas para o encontro.
Programação
Todos filmes são produções francesas de diretoras jovens e contemporâneas e, juntos, tramam uma linha de diálogo entre as demais atrações do domingo.
Filme #1: Pleno Oeste (Plein Ouest, 2019), de Alice Douard – 18’
Mathilde, nove anos, aproveita o último dia de férias na praia com seu grupo de amigos. Seu pai interpreta mal uma brincadeira das crianças e as subjetividades aparecem tramando mal-entendidos e traumas.
Filme #2: Pelo Menos (Pile Poil, 2018), de Lauriane Escaffre e Yvonnick Muller 21’
Em três dias, Élodie fará a prova final de depilação para obter o diploma de esteticista. Seu pai, Christophe, açougueiro, preferiria que ela ajudasse no açougue, mas pelo contrário, ele terá que ajudá-la nas suas questões estéticas mais desafiadoras.
Filme #3: Ralha-Criançada (Gronde marmaille, 2018), de Clémentine Carrié 15’
Fim de agosto. Uma tarde. Boubou, uma menina de sete anos, está farta do acampamento. Em toda parte, o calor é forte, e todos fazem a sesta. Seus pais fazem amor no trailer. Ela foge do acampamento pelo matagal ali perto e leva Dany a desafiar a tempestade.
Curadoria
A curadoria também planeja muito bem a ordem com que os filmes serão apresentados, para sustentarem uma gestão de energia do público espectador. Por isso, a escolha foi de começar com uma obra que introduz a subjetividade feminina na relação pai e filha, depois seguir com mais uma história de paternidade e amadurecimento feminino mais descontraída e, ao mesmo tempo, completamente curiosa, para finalizar com uma narrativa artística e juvenil, porém fechando com final feliz e ritualístico.
As obras serão apresentadas nos quatro cantos de quem sobe a escadaria, em tom e brisa à la française.
Cine Escadaria IV: quatro telas no Viaduto Otávio Rocha
Quando: 08 de Março, domingo, das 19h às 22h
Classificação: Livre
Quanto: Entrada Franca
Onde: Rua Duque de Caxias 1350 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS
Programação:
20h – Pleno Oeste (2019)
20h30 – Pelo Menos (2018)
21h – Ralha-Criançada (2019)
Realização: Aliança Francesa de Porto Alegre
Curadoria e Produção: LORA
Apoio: Teatro de Arena, Armazém da Duque e Justo
Suporte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre – RS
———————————————————
Sobre a LORA
A LORA seleciona obras do mundo inteiro que não foram distribuídas no Brasil para apresentá-las ao público em espaços alternativos de exibição, no formato de eventos experienciais. Estes espaços variam entre escolas, museus, galerias, empresas e se estendem até mesmo ao ambiente público, onde se propõe uma ressignificação das dimensões arquitetônicas. Já as experiências também variam de acordo com o contexto, mas a premissa básica é transformar o cinema como núcleo de outros desdobramentos artísticos. Dessa forma, a LORA busca evidenciar a cultura ou a temática intrínseca envolvida no filme, não só através do cinema, mas também através da música, gastronomia, arte, performance e qualquer outra forma de expressão que esteja em sinergia com a proposta em discussão.
ALIANÇA FRANCESA DE PORTO ALEGRE
Há 75 anos promovendo a língua e a cultura francesas na capital gaúcha, a Aliança Francesa de Porto Alegre propõe cursos para todas as idades e níveis, com professores especializados e total apoio pedagógico.
É a única instituição credenciada a realizar os exames oficiais para obtenção dos diplomas de proficiência linguística DELF e DALF e é, também, o único centro de aplicação de testes e exames internacionalmente reconhecidos pelo governo francês.
Em parceria com os agentes culturais gaúchos, a Aliança Francesa organiza durante todo o ano espetáculos de teatro, de circo e de dança contemporânea, mostras de artes plásticas e de cinema, concertos de música erudita e shows de música popular. Também recebe palestrantes da França e de países de língua francesa.
Fonte: Julia Assef
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário