Quando se fala em Cinema é comum lembrarmos de atores, atrizes, diretores e diretoras, mas há uma equipe muito maior de trabalhadoras e trabalhadores que atuam nos bastidores para fazer a coisa acontecer. São justamente estes profissionais, que atuam no mercado audiovisual na produção, assistência de direção, de câmera, de montagem, ou de animação, entre outros, que serão os protagonistas na nova mostra do Cine UFPel.
O ciclo “Cinema coletivo: diálogos com funções motores do audiovisual” começa nesta quinta-feira (22), às 19h30, no canal do Cine no YouTube. Neste primeiro encontro, a convidada será Carolina Silvestrin que irá compartilhar suas experiências em assistência de direção, a partir do longa “Legalidade” (Zeca Brito, 2019). O debate será mediado pela professora Cintia Langie.
Cada convidado irá indicar um filme em que colaborou e o Cine UFPel disponibilizará o link da obra ao público por sete dias antes do debate. Os interessados em assistir ao filme antes do debate devem mandar um e-mail para saladecinema.ufpel@gmail.com.
Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult
Filmes premiados
A mostra terá como convidados algum profissionais essenciais para realização do um filme, mas que geralmente não são incluídos nos tradicionais debates sobre as obras. Estão programados um total de seis encontros, onde a atuação cargos como assistência de animação, assistência montagem e assessor executivo serão debatidos com profissionais com experiência nas funções.
O ciclo contará com filmes premiados entre escolhidos para fomentar o debate, como os longas: Domingo (Clara Linhart, Fellipe Barbosa, 2019), Democracia em Vertigem (Petra Costa, 2019) e O Beijo no Asfalto (Murilo Benício, 2018). Nesta quinta, a conversa sobre assistência de direção será a partir do filme Legalidade (Zeca Brito, 2019), que foi premiado como melhor direção no Festival Guarnicê de Cinema.
Com Leonardo Machado, Cleo Pires, Fernando Alves Pinto, Letícia Sabatella e José Henrique Ligabue, o filme aborda o momento histórico brasileiro, em 1961, quando o presidente da República, Jânio Quadros, renuncia e seu vice, João Goulart, deve ascender ao posto. Para evitar que um golpe organizado pelos militares entrasse em curso, o governador do estado do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, inicia um movimento inédito no país, pelo respeito à Constituição Federal.
Cinema coletivo: diálogos com funções motores do audiovisual
Quando: quinta-feira, 22 de abril de 2021
Horário: 19h30
Onde: https://www.youtube.com/watch?v=o2JFRlOf51g
Mais informações: facebook.com/cineufpel ou @cineufpel.
Confira programação:
Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult
Jornalista, estudante de História, obcecado por música. Conhece menos atalhos em seu computador que a sua gata.
Faça um comentário