Há três anos apostando no punk e hardcore das bandas locais, o Circle Pit ganha em 2012 elementos alternativos importados. Na edição desse ano, intitulada Circle Pit III – Underground Fusion, as bandas Nitrovoid e Pragah trazem de São José do Norte influências de grunge e metal, para se somar a She Hoos Go, Step Down e Suburban Stereotype. O festival, que ocorre nesse sábado (1/9), no Galpão Satolep, já tem uma excursão de Rio Grande confirmada.
Organizadoras do Circle Pit, as meninas da She Hoos Go estreiam a baixista Ana, que completou a formação que elas procuravam há meses. “Agora somos um trio feminino de fato”, diz a baterista Simone. Junto com Ana, faz a primeira aparição em show a música Nothing Makes Me More Horny Than Music, em um repertório de oito canções próprias e covers de Fabulous Disaster, Distillers, L7 e Babes in Toyland. “Estamos agora investindo pesado na composição das nossas músicas e apenas tocando alguns covers de bandas que realmente nos inspiram”, explica Simone. Segundo ela, “cada música mostra um pouco do nosso estilo. A mais nova música mesmo, lembra um pouco de Green Day bem das antigas”.
Recentemente a banda esteve em Rio Grande, participando do Pré-Grito Rock, evento do qual participou, como organizador, o vocalista da Nitrovoid, JF Costa. Agora ele volta a Pelotas com a banda, que já tocou por aqui em março. “Sabemos da importância de espalhar o som, e como Pelotas é um centro cultural aqui no sul, ficamos muito contentes de poder voltar a fazer um som aí. E esse intercâmbio entre as cidades é muito interessante”, afirma JF, que apoia também inciativas dos conterrâneos, como a própria Pragah, que toca junto no Galpão. “Aqui em São José do Norte nunca existiu mais de uma banda fazendo som autoral. Então, quando eles surgiram, incentivei pra que compusessem as próprias músicas. Ganharam 4º lugar no (festival riograndino) Seiva da Terra deste ano. E nós ficamos em 1º lugar no ano passado”. Para esse sábado, a Nitrovoid promete músicas dos EPs já lançados e outras que estarão no vindouro Janelas de Chumbo. “Estamos com uns 70% já encaminhados, falta mixar e gravar algumas coisas. A ideia é que saia no início de 2013, mas nunca se sabe…”.
Quem também prepara lançamento, mas já para esse ano, é a Suburban Stereotype. Do disco, a se chamar Carnaval, eles tocam a faixa-título, 240 BPM e a estreante Contra o Tempo. Mais novidades ficam para as covers, incluindo um “Black Flag para a gurizada saudosista”, adianta o vocalista Diego Gularte.
Serviço
O quê: festival Circle Pit III – Underground Fusion, com Nitrovoid, Pragah, She Hoos Go, Step Down e Suburban Stereotype
Quando: sábado (1º/09/2012), a partir das 23h
Onde: Galpão Satolep, José do Patrocínio, 8
Quanto: antecipados com as bandas a R$ 7,00. Na hora, R$ 10,00. Vodca com energético liberado até a 1h
Texto: Roberto Soares Neves
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.