No dia (13/09) em que Sesc e Senac completam 68 anos de atuação, a Bibliotheca Pública Pelotense recebe o Concerto “Ars Brasilis”
Sesc e Senac completam, neste sábado (13/09), 68 anos de atuação. Em Pelotas, a comemoração contará com o Concerto Sesc Partituras. A apresentação do Conjunto Itabrass ocorrerá na Bibliotheca Pública Pelotense (Praça Coronel Pedro Osório, 103), às 20h, e tem entrada franca. Na mesma data, 27 estados brasileiros realizam concertos simultaneamente com músicos locais, incluindo grupos de câmara, corais, solistas e orquestras.
O Conjunto Itabrass é formado por músicos da Orquestra Filarmônica Música pela Música: Jeremias Pinheiro (trompete), Jamerson Costa (trompete), Gelson Maia (trompa), Sidnei Dias (trombone) e Marinaldo Rodrigo Gonçalves (tuba). O grupo se caracteriza pela forma maleável de sua formação, a partir da ideia do arranjo proposto e da exigência da obra. A proposta do “Ars Brasilis” é apresentar trabalhos de compositores como Ernesto Nazareth, Francisco Mignone, Marcos Salles, Alberto Costa, Alberto Nepomuceno, J da Silva (maestro Duda) e Carlos Gomes. A apresentação ainda conta com a participação especial dos músicos Syllas Hanan (violino), Fernando Montini (barítono) e Maestro Sérgio Sisto (piano).
O projeto Concerto Banco Sesc de Partituras visa a divulgação do site Sesc Partituras (www.sesc.com.br/sescpartituras) tornando-o vivo, difundindo a música brasileira e estimulando a formação de grupos de câmara, ao possibilitar ao público o contato com a riqueza da música escrita no Brasil. A partir de um eficiente sistema de busca, o site é uma biblioteca digital sem fins lucrativos que permite a visualização e impressão integral das obras catalogadas e a audição da maioria delas, oferecendo importante suporte a músicos, estudantes de música e pesquisadores.
Mais informações podem ser obtidas no Sesc Pelotas (Rua Gonçalves Chaves, 914), ou pelo telefone (53) 3225.6093.
Sesc Partituras – Concerto “Ars Brasilis”
Data: 13 de setembro
Horário: 20h
Entrada franca
Sobre o Sesc – No Rio Grande do Sul, o Sesc está presente nos 497 municípios gaúchos com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social, assim como o Senac o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS, entidade que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.