O Projeto de extensão AfinaSul trará a Pelotas no dia 27 de junho a soprano Carla Domingues. O evento é coordenado pela Profª Magali Richter e integra as comemorações dos 97 anos do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas. Em função do Salão Milton de Lemosestar interditado há 2 anos devido a problemas estruturais do prédio do Conservatório de Música, as atividades ocorrerão no salão do prédio 02 do Centro de Artes (CA) da UFPel (rua Álvaro Chaves, 65). No turno da tarde das 14 h às 18h.
Carla Domingues – natural de Canguçu, Rio Grande do Sul, iniciou seus estudos de canto com a professora Carolina Colvara, na Rass Escola de Música, em 1999. É Bacharel em Canto pela Universidade Federal de Pelotas sob a orientação da Professora Magali Letícia Spiazzi Richter e Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, na área de Musicologia/ Etnomusicologia, sob orientação de Marcos Holler. Entre 2006 e 2008 atuou como Professora Substituta das disciplinas de Canto e Técnica Vocal no Instituto de Artes e Design da UFPel e no mesmo período destacou-se em diversas apresentações acadêmicas, dentre elas os Recitais das Turmas de Conjunto de Câmara coordenadas pelo Professor Marcelo Brum, nos quais interpretou o papel de Christine, do musical “O Fantasma da Ópera”, entre outras obras.
Foi vencedora de alguns dos mais importantes Concursos de Canto no Brasil, Uruguai e Chile, tais como:
-1º Prêmio na Primeira edição do Concurso de Músicos Líricos, realizado em maio de 2005, na cidade de Bagé/ RS;
-1º Prêmio no Primeiro Festival Lírico de Montevidéu “María Borges”, em 2006;
-3º Prêmio no Primeiro Concurso Internacional de Canto da Amazônia “Helena Cardoso Coelho”, em maio de 2007, na cidade de Belém/ PA;
-3º Prêmio no 8º Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, em maio de 2008, realizado em Belo Horizonte/ MG;
-2º Prêmio no 2º Festival de Ópera Laguna Mágica, em San Pedro de la Paz, Chile, em janeiro de 2014;
– Prêmio especial do Público no XII Concurso Maria Callas, em Jacareí/SP, em abril de 2014.
Foi vencedora também de duas edições do Festival de Canto Aldo Baldin, realizado em Florianópolis/ SC, e como prêmios interpretou Gilda, na montagem catarinense de “Rigoletto” (Verdi), em 2006, e Adina, na montagem de “L’Elisir d’Amore” (Donizetti) em 2008. Fez máster classes com Madalena Aliverti (Brasil/ EUA), Getúlio Vares (Brasil), Solange Aroca (Colômbia), Mariana Cioromila (Romênia), Neyde Thomas (Brasil), Gregory Kunde (EUA), Adélia Issa (Brasil) e Raquel Pierotti (Espanha). Foi participante da Officina Lírica que acontece em Curitiba/ PR, promovida pelo Conservatório A. Buzzolla, de Adria, Itália, e no qual teve oportunidade de trabalhar com a soprano Luisa Gianinni. Dentro da Officina atuou sob a regência dos maestros Alessandro Sangiorgi e Massimiliano Carraro, do Alla Scala de Milão. Em maio de 2009 estreou a obra “Come abbiamo potuto dimenticare il paradiso?” composta por Kleber Alexandre sob poema de Franca Meo, encomendada pelo mecenas Piero Giacomini, e que foi composta tendo em vista as possibilidades vocais de Carla. No mesmo período foi solista no “Requiem” de Mozart em Brescia, Itália, sob a batuta do maestro Daniele Tirilli.
Em março de 2010 realizou seu primeiro trabalho em estúdio, gravando a “Symphony of the Good”, de Jean Goldenbaum, juntamente com a Camerata Cantareira, dirigida pelo Maestro Sergio Chnee, em São Paulo, obra esta que teve sua estréia mundial no mesmo período. Em 2013 teve a oportunidade de gravar outras três canções do mesmo compositor, juntamente com o pianista Cláudio Thompson. Dentre suas principais atuações operísticas estão: Gilda, em Rigoletto (Verdi) e Adina, em L’elisir d’Amore (Donizetti) em Florianópolis/ SC (2006, 2008); Rita, em Rita (Donizetti), em Porto Alegre (2011); Mdme. Herz, em O Empresário (Mozart) em Florianópolis/SC (2009), Campo Grande/MS (2011) e Curitiba/PR (2011); Amore, em Orfeo e Euridice (Gluck), no Teatro Solís, em Montevidéu, com a Companhia La Fura dels Baus (2011); Valencienne, em A Viúva Alegre (Lehár), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (2012); Rosina, em O Barbeiro de Sevilha (Rossini) e Susanna, em As Bodas de Fígaro (Mozart), em Chapecó/ SC (2012 e 2014). Foi solista em inúmeros concertos com algumas das mais importantes orquestras do Brasil, tais como Sinfônica de Campinas, sob regência do Maestro Victor Hugo Toro (Nona Sinfonia de Beethoven e Concerto de Natal – 2012 e 2013), Sinfônica do Espírito Santo, sob a batuta de Helder Trefzger (Nona Sinfonia de Beethoven e Carmina Burana (2011 e 2012), Orquestra Unisinos Anchieta, sob regência de Evandro Matté e Camerata Florianópolis, dirigida por Jeferson Della Rocca. Estudou com Magali Richter, Alba Tonelli (Uruguai), Luisa Giannini (Itália) e atualmente recebe orientações do renomado baixo italiano Carlo Colombara.
Informações:
O quê? Master Class de canto com Carla Domingues (soprano) , das 14h às 18h, em comemoração aos 97 anos do Conservatório de Música da UFPel.
VAGAS: somente para alunos ouvintes, pois os seis participantes ativos (três vozes masculinas e três femininas) já foram previamente selecionados pela coordenação do projeto, priorizando quem atua profissionalmente como cantor e/ou ministra aulas de canto, de maneira que os conhecimentos absorvidos durante a Master Class possam ser mais facilmente multiplicados. O formato Master Class permite o acompanhamento coletivo de uma aula individual, e foi considerada para este evento como a melhor forma de beneficiar a muitos tendo à disposição um tempo restrito com este grande profissional da voz cantada.
Quando? 01/07.
Onde? Salão prédio 02 do CArtes/UFPel – Rua Álvaro Chaves, 65
Como? Inscrições no Conservatório de Música da UFPEL (Rua Felix da Cunha, 651,telefone 3222-2562), das 13h30 às 17h, de segunda-feira a quinta-feira (22 a 25 de junho/2015)
Quanto? R$ 30,00 para executantes e R$ 20,00 para ouvintes
Obs.: Alunos do projeto de extensão Afina Sul e sócios da ASSAMCOM são isentos, para categoria de ouvintes.
Apoio: Centro de Artes da UFPel e ASSAMCON (Associação Amigos do Conservatório de Música).
Promoção: Projeto AfinaSul
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.