No próximo sábado, dia 3 de outubro às 16h, haverá uma conversa com os artistas Francis Silva, José Luiz Pellegrin e Vivian Herzog, na galeria JM. Moraes. Os três artistas estão participando da exposição coletiva de desenhos – Desenhar para Fundar Lugares. A conversa visa aproximar o artista e sua arte do público, através de relatos pessoais, de seus processos e inquietações.
A entrada é franca.
Ágape, espaço de arte (Rua Anchieta, 4480, entre Dom Joaquim e Juscelino).
Exposição “Desenhar para fundar lugares”
Visitação de 22 de setembro a 17 de outubro, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 19h, sábados das 12h30min às 18h30min.
A exposição reúne desenhos de três artistas José Luiz de Pellegrin (Morro da Fumaça, 1953, SC), Francis Silva (1964 em Santa fé/ RN) e Vivian Herzog (1981, Pedro Osório, RS) embora possuam trajetórias diversas, seus trabalhos e reflexões possuem alguns pontos em comum que são permeados pela ideia de que o desenho pode instaurar um lugar que é habitado pela marca do fazer. É a marca do fazer, seus vestígios, suas inscrições que tornam a superfície plena de existência. Podemos pensar que a pintura se coloca por camadas que por vezes somem para gerar uma terceira cor já um desenho mostra todos os sinais de seu fazer propondo a simultaneidade e multiplicidade dos momentos experimentados.
Tais reflexões fizeram com que os três artistas se reunissem, revisitassem suas produções anteriores propondo assim uma exposição em que o desenhar de cada um vem de uma experiência pregressa que pode levar a novas produções recentes que dialogam com as anteriores assim como colocam outras experiências que podem ser desenvolvidas em outros encontros em outras produções. Desenhar é pensar visualmente e é isso que move e permeia esta produção.
Vivian Herzog
Natural de Pedro Osório, 1981, RS. Vive e trabalha na cidade de Pelotas. Atua como professora dos cursos de Cinema e Design do Centro de Artes UFPEL e desenvolve projetos de ensino e extensão voltados ao desenho.
É bacharel em pintura pela Universidade Federal de Pelotas. Possui mestrado em Poéticas Visuais (PPVAVI/UFRGS), realiza exposições individuais e coletivas desde 2004.
Jose Luiz de Pellegrin
Natural de Morro da Fumaça, 1953, SC. Vive e trabalha em Pelotas/RS. Atua como professor no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas/RS. Desenvolve trabalhos em extensão com coordenação de mostras e curadoria desde os anos 90.Integra a Comissão de Curadoria do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo/MALG.
É licenciado em Artes Visuais e graduado em Pintura pela UFPEL. Possui mestrado e doutorado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo/ECA/USP..
Tem apresentado trabalhos em mostras individuais, coletivas e salões desde 1990. Tem obras em acervos públicos e particulares como: Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo/RS; Prefeitura Municipal de Santa Vitória do Palmar/RS; Prefeitura Municipal de Pelotas/RS; Museu de Arte Contemporânea/MAC/RS; Museu de Arte Moderna/MAM/SP. Transbrasil/SP; SESC. Avenida Paulista/SP; Centro Cultural Vergueiro. São Paulo/SP; Acervos particulares.
Francis Silva
Natural de Santa Fé, 1964, Rio Grande do Norte. Possui graduação Artes Visuais e Pós-Graduação em Patrimônio Cultural.
Participou do ateliê de orientação – Torreão e curso de História da Arte no AREAL, Porto Alegre; fez curso de Curadoria de Arte Contemporâneo pelo Visions of Art Node Center for Curatorial Studies/Berlín; Seminário em política de arte no sistema de arte contemporânea por Curatoria Forense Latinoamérica. Foi membro do Colegiado Setorial de Artes Visuais da SECRGS, idealizou o projeto Internacional EntreLínguas, atua como artista, produtora e curadora. Foi bolsista do projeto Arte/Notícia Comentada: DAV/ILA/UFPel, ganhou prêmio e menção honrosa em Salões.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.