Curta pelotense Construção estreia no Festival Internacional Kinoforum


Construção - divulgação

O documentário realizado por alunos da UFPel e gravado em bairros de Pelotas estreia em um dos mais importantes festivais de curtas metragens. Construção entra na Mostra Competitiva, ficando online por 24 horas, a partir das 19h desta segunda-feira, no site do 31º Curta Kinoforum.

Dirigido por Leonardo da Rosa, “Construção” acompanha a história de Andréia e seus filhos em busca de uma casa própria. Da Cohab Pestano ao Getúlio Vargas, Andréia batalhou durante muito tempo para a construção de um lar. Com suas próprias mãos, com a ajuda de amigas, dos seus filhos e de toda uma mobilização em busca de apoio, ela conseguiu realizar seu sonho.

O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, o Curta Kinoforum, teve início na última quinta-feira (20). O evento segue até o próximo domingo com a programação que conta com a transmissão online de um total de 212 filmes. O curta pelotense contará com uma outra exibição na quinta (27), às 19h, novamente ficando disponível no site por 24 horas.

Luta por moradia

“Conheci a Andréia pelo Facebook em 2018 pra 2019. Ela havia postado nas redes sociais que estava em busca de materiais de construção para construir a casa dela”, conta  o aluno de Cinema da UFPel e diretor do curta Leonardo da Rosa. Ele resolveu ajudar pois tinha alguns materiais sobrando. Aos poucos foi conhecendo a história de Andréia e mobilizando colegas na busca por mais materiais.

Após novas conversas com Andréia e seus filhos, veio a ideia de registrar o processo em um documentário. A iniciativa, segundo Leonardo visa “dar visibilidade a luta dela que dialoga com muitas outras pessoas que também passam por esse processo do sonho da casa própria”.

Construção – foto divulgação

Nesse período, foi realizado uma campanha de arrecadação de dinheiro pelo Kickante e venda de rifas para ajudá-la com os custos da construção. As gravações levaram cerca de três meses, quando Leonardo e equipe passaram a acompanhar, quase que diariamente, a rotina de Andréia e seus filhos entre Cohab Pestano, onde foram despejados, e o Getúlio Vargas, onde construíram a casa.

“A história deles não é exclusiva a Pelotas mas a um grande Brasil, a inúmeras mães”, ressaltou Leonardo. Além do Curta Kinoforum, Construção também foi indicado na Mostra Gaúcha de Curtas do 48º Festival de Cinema de Gramado, que ocorre de 18 a 26 de setembro (saiba mais).

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Online, gratuito e diversificado

Devido a pandemia de Covid19, toda a programação da 31ª edição do Curta Kinoforum ocorre de forma online e gratuita. Os filmes, as lives e as demais atividades virtuais podem ser acompanhadas pelo site do Curta Kinoforum ou pelo app innsaei.tv para celulares, tablets e smart TVs.

A programação do Festival está dividida em várias seleções temáticas, como as mostras “Limite”, “Internacional”, “Latino-Americana” e “Infanto-juvenil”. Há, ainda, os “Programas Brasileiros”, que exibem filmes produzidos em oficinas e projetos especiais, a “Mostra Competitiva” e a “Mostra Brasil”.

Imagem do curta marroquino E daí, se o rebanho morrer

Entre as atrações da Mostra Internacional, estão o franco-marroquino “E Daí, Se o Rebanho Morrer?” (2020), de Sofia Alaoui, premiado no Festival de Sundance; e “O Amante de Manila” (2019), de Johanna Pyykkö, uma coprodução da Noruega e Filipinas selecionada para o Festival de Cannes. Ambos ficam disponíveis no site nesta quinta-feira (27), a partir das 19h.

Outra atração deste ano é o programa “Novas Áfricas”, que destaca a presença negra nas telas e tem curadoria da jornalista e crítica de cinema do Burkina Faso, Claire Diao, considerada uma das maiores especialistas no cinema contemporâneo da África. Ao todo, 13 curtas produzidos em países como Congo, Líbia, Marrocos, Quênia e Senegal estão na programação do Kinoforum 2020.

Construção – Cartaz

Ficha técnica de Construção:

Sinopse: Após ser despejada de sua casa Andréia volta anos depois para a comunidade da Getúlio Vargas com seus filhos Augusto, Gustavo e Bruno. Com a ajuda deles ela inicia a construção de sua casa própria.
..
Distribuidora: Universidade Federal de Pelotas
Produção Executiva: Laila Oliveira, José Pedro Minho Mello e Leonardo da Rosa
Produção associada: Gabriela Montezi e Arthur Ferraz
Direção: Leonardo da Rosa
Roteirista: Leonardo da Rosa
Elenco: Andréia Gomes, Bruno Gomes, Gustavo Gomes, Augusto Gomes, Marina Cardoso, Vanessa Domingues, Vitor Santos e Milla Silveira
Direção de Fotografia: Gianluca Cozza
Trilha Musical: Otávio Vassão
Trilha Sonora Original: Otávio Vassão
Montagem: André Berzagui e Arthur Amaral
Desenho de Som: Otávio Vassão
Colorização e finalização: Eloisa Soares

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*