O documentário realizado por alunos da UFPel e gravado em bairros de Pelotas estreia em um dos mais importantes festivais de curtas metragens. Construção entra na Mostra Competitiva, ficando online por 24 horas, a partir das 19h desta segunda-feira, no site do 31º Curta Kinoforum.
Dirigido por Leonardo da Rosa, “Construção” acompanha a história de Andréia e seus filhos em busca de uma casa própria. Da Cohab Pestano ao Getúlio Vargas, Andréia batalhou durante muito tempo para a construção de um lar. Com suas próprias mãos, com a ajuda de amigas, dos seus filhos e de toda uma mobilização em busca de apoio, ela conseguiu realizar seu sonho.
O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, o Curta Kinoforum, teve início na última quinta-feira (20). O evento segue até o próximo domingo com a programação que conta com a transmissão online de um total de 212 filmes. O curta pelotense contará com uma outra exibição na quinta (27), às 19h, novamente ficando disponível no site por 24 horas.
Luta por moradia
“Conheci a Andréia pelo Facebook em 2018 pra 2019. Ela havia postado nas redes sociais que estava em busca de materiais de construção para construir a casa dela”, conta o aluno de Cinema da UFPel e diretor do curta Leonardo da Rosa. Ele resolveu ajudar pois tinha alguns materiais sobrando. Aos poucos foi conhecendo a história de Andréia e mobilizando colegas na busca por mais materiais.
Após novas conversas com Andréia e seus filhos, veio a ideia de registrar o processo em um documentário. A iniciativa, segundo Leonardo visa “dar visibilidade a luta dela que dialoga com muitas outras pessoas que também passam por esse processo do sonho da casa própria”.
Nesse período, foi realizado uma campanha de arrecadação de dinheiro pelo Kickante e venda de rifas para ajudá-la com os custos da construção. As gravações levaram cerca de três meses, quando Leonardo e equipe passaram a acompanhar, quase que diariamente, a rotina de Andréia e seus filhos entre Cohab Pestano, onde foram despejados, e o Getúlio Vargas, onde construíram a casa.
“A história deles não é exclusiva a Pelotas mas a um grande Brasil, a inúmeras mães”, ressaltou Leonardo. Além do Curta Kinoforum, Construção também foi indicado na Mostra Gaúcha de Curtas do 48º Festival de Cinema de Gramado, que ocorre de 18 a 26 de setembro (saiba mais)
Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult
Online, gratuito e diversificado
Devido a pandemia de Covid19, toda a programação da 31ª edição do Curta Kinoforum ocorre de forma online e gratuita. Os filmes, as lives e as demais atividades virtuais podem ser acompanhadas pelo site do Curta Kinoforum ou pelo app innsaei.tv para celulares, tablets e smart TVs.
A programação do Festival está dividida em várias seleções temáticas, como as mostras “Limite”, “Internacional”, “Latino-Americana” e “Infanto-juvenil”. Há, ainda, os “Programas Brasileiros”, que exibem filmes produzidos em oficinas e projetos especiais, a “Mostra Competitiva” e a “Mostra Brasil”.
Entre as atrações da Mostra Internacional, estão o franco-marroquino “E Daí, Se o Rebanho Morrer?” (2020), de Sofia Alaoui, premiado no Festival de Sundance; e “O Amante de Manila” (2019), de Johanna Pyykkö, uma coprodução da Noruega e Filipinas selecionada para o Festival de Cannes. Ambos ficam disponíveis no site nesta quinta-feira (27), a partir das 19h.
Outra atração deste ano é o programa “Novas Áfricas”, que destaca a presença negra nas telas e tem curadoria da jornalista e crítica de cinema do Burkina Faso, Claire Diao, considerada uma das maiores especialistas no cinema contemporâneo da África. Ao todo, 13 curtas produzidos em países como Congo, Líbia, Marrocos, Quênia e Senegal estão na programação do Kinoforum 2020.
Ficha técnica de Construção:
Sinopse: Após ser despejada de sua casa Andréia volta anos depois para a comunidade da Getúlio Vargas com seus filhos Augusto, Gustavo e Bruno. Com a ajuda deles ela inicia a construção de sua casa própria.
..
Distribuidora: Universidade Federal de Pelotas
Produção Executiva: Laila Oliveira, José Pedro Minho Mello e Leonardo da Rosa
Produção associada: Gabriela Montezi e Arthur Ferraz
Direção: Leonardo da Rosa
Roteirista: Leonardo da Rosa
Elenco: Andréia Gomes, Bruno Gomes, Gustavo Gomes, Augusto Gomes, Marina Cardoso, Vanessa Domingues, Vitor Santos e Milla Silveira
Direção de Fotografia: Gianluca Cozza
Trilha Musical: Otávio Vassão
Trilha Sonora Original: Otávio Vassão
Montagem: André Berzagui e Arthur Amaral
Desenho de Som: Otávio Vassão
Colorização e finalização: Eloisa Soares
Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult
Jornalista, estudante de História, obcecado por música. Conhece menos atalhos em seu computador que a sua gata.
Faça um comentário