Lançamento oficial da produção audiovisual que resgata a história do Núcleo de Teatro Popular acontecerá na noite de 9 de julho.
A Maria Bonita Comunicação lança o documentário Teatro na construção do ser, aprovado pelo Procultura Municipal. Resgatando a história do Núcleo de Teatro Popular (NTP), grupo de teatro de rua, nascido em Pelotas na década de 90, a produção audiovisual conta com imagens de arquivos e depoimentos de fundadores, integrantes e colaboradores do grupo, responsável por representar um papel fundamental no acesso de crianças, jovens, adultos e idosos ao teatro popular.
Foram realizadas entrevistas e pesquisas com integrantes do grupo que teve em seus objetivos a descentralização do fazer cultural a partir da redescoberta do ser humano e sua participação comunitária; o estímulo à criatividade através da reflexão e intervenção e o fomento à formação de núcleos culturais periféricos.
Colaborando com marca de inserção social, o teatro exercido pelo NTP teve referências em pensadores como Jerzy Grotowski, Bertolt Brecht, Constantin Stanisvasky, Eugênio Barba, Eugênio Kusnet, Meyerhold, Augusto Boal, Pina Bausch e outras inspirações que significaram o teatro filosófico e antropológico numa intensa e libertária proposta de auto-conhecimento humano. O grupo nascido dentro de sindicatos da cidade realizou inúmeras atividades, desde oficinas, passando por experiências comunitárias, até apresentações em bairros, centro, portas de fábricas, agências bancárias e universidades.
O lançamento oficial do documentário Teatro Na Construção do Ser acontecerá no dia 9 de julho (quinta-feira), a partir das 20h, no Sindicato da Alimentação – local escolhido pela representatividade sindical na história do grupo. A noite contará ainda com a apresentação musical da intérprete Maria Conceição.
Trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=CxVPPDZkJZI
O QUE: Lançamento do Documentário Teatro Na Construção do Ser
QUANDO: 9 de julho (quinta-feira) às 20h
ONDE: Sindicato da Alimentação de Pelotas (Rua: Almirante Barroso, 3124) – Entrada Franca.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.