Instituto Eckart abre espaço para interessados em associar suas iniciativas ao prédio histórico que começará em breve a segunda etapa de restauração.
O Castelo Simões Lopes é um ícone histórico da cidade de Pelotas. A partir de março estará compartilhando espaço da garagem e jardins para eventos, feiras, oficinas, festas, books fotográficos, entre outras atividades.
O Instituto Eckart, responsável pela gestão do prédio até 2032, recebe até o dia 14 de fevereiro as propostas dos interessados em utilizar comercialmente os espaços do prédio.
“Recebemos inúmeros contatos de pessoas com esse interesse, então delineamos um plano comercial que permitirá a sustentabilidade do Castelo, um bem histórico que poderá ser usufruído por um número ainda maior de pessoas”, destaca o presidente do Instituto Eckart, Paulo Ricardo Silva Ferreira.
Segundo Paulo Ricardo, a ideia de ampliar o uso criativo do local sempre foi uma vontade da entidade, que há três anos promove atividades culturais e visitações. O “Domingo no Castelo” se consolidou como um evento para comunidade, que permite a integração com o conceito “aberto para obras”.
O Castelo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). Em 2016, através da Lei Municipal 6.311/2016 – que autoriza o uso criativo, revitalização e restauração de imóveis históricos, o Instituto Eckart iniciou o processo de restauração do bem. A primeira fase de obras contemplou a garagem do prédio e em breve será anunciada a nova etapa, do jardim histórico.
USO COMPARTILHADO – Os proponentes interessados em enviar suas ofertas deverão ser maiores que 18 anos – pessoa física ou jurídica. As iniciativas poderão contemplar feiras de produtos hortifrutigranjeiros (orgânicas), feiras de moda (noivas ou similar), feiras ou oficina gastronômica, feiras literárias, feiras de artesanato e antiguidades, festa de aniversário (infantil, bodas ou similares), book fotográfico, roteiro turístico para agências de viagens, produção de produtos personalizados do Castelo para venda no local, escola de música e oficinas de arte e educação patrimonial, shows de música, dança, circo e cinema, além de grupos de estudos.
A vice-presidente do Eckart, Clarice Ficagna (Surya Projetos) explica que os selecionados terão um contrato individual com o Instituto Eckart, com metas e compromissos.
Os interessados deverão fazer uma proposição onde conste: objeto, currículo da equipe, cronograma, plano comercial e contrapartida financeira para o Castelo. “Contudo as proposições que vierem de moradores do Bairro Simões Lopes terão preferência”, observa.
As propostas poderão ser enviadas pelo e-mail projetos@institutoeckart.com.br ou pelo telefone (53) 984020571, com Ivânio Morales.
Fonte: Satolep Press
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário