Colônia Z3 em Pelotas terá Desfile de Moda Artesanal


Colônia Z3
Teste de desfile com as modelos na beira da praia do Junquinho, na Colônia Z3, em Pelotas (crédito: Yara Baungarten)

No desfile serão apresentadas peças confeccionadas com a reciclagem de redes de pescar camarão e escamas de peixe. Evento faz parte do projeto (RE)MAR – REDEIRAS NO MÊS DA MODA ARTESANAL, que traz para a comunidade oficinas e criação de vídeos de divulgação do trabalho das artesãs. Desfile ocorre no sábado, 11/03, 11h, na Praia do Junquinho (ao lado da Divineia Pequena), na Colônia de Pescadores Z3, em Pelotas (RS), com entrada franca.

As Redeiras são um grupo de mulheres que há mais de 10 anos está organizado na criação de coleções de biojoias, bolsas e adereços utilizando o material que é parte do seu dia-a-dia. Moradoras da Colônia de Pescadores Z3, à beira da Lagoa do Patos, em Pelotas, muitas delas e suas famílias têm na pesca a principal atividade econômica. Aliando as habilidades dos trabalhos manuais com a visão de que o material descartado pelo setor pesqueiro poderia ser transformado em matéria-prima, as artesãs iniciaram um processo de empreendedorismo, orientado inicialmente pelo SEBRAE/RS e tornaram-se a Associação das Artesãs Redeiras do Extremo Sul.

Artesãs das Redeiras em reunião com a designer Rejane Rosa e a produtora cultural Yara Baungarten (crédito: Rodrigo dMart)

As coleções são montadas a partir do recolhimento de redes de pesca, escamas e couro de peixe que, depois de passar por processo de limpeza e adequação ao artesanato, são trabalhadas como brincos e colares em prata, bolsas, colares e xales em crochê e tear e transformados pela arte e pela criatividade. O processo de reciclagem e criação das peças têm reconhecido nacionalmente por sua excelência, fazendo o trabalho das Redeiras ser contemplado no edital FAC Expressões Culturais da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul.

Moda, design e sustentabilidade: artesanato criado a partir de redes de pesca, escamas e couro de peixe (crédito de imagens: reprodução do site das Redeiras)

Assim, com o projeto (RE)MAR – REDEIRAS NO MÊS DA MODA ARTESANAL, as artesãs se movimentam em torno da organização de um desfile para apresentação de coleções de artesanatos reciclados criados pelas Redeiras, que será filmado e editado em audiovisual documental e três videoclipes, como forma de divulgação e promoção do trabalho artesanal.

Designer pelotense Rejane Rosa e seus figurinos, criados, especialmente, para o projeto das Redeiras (crédito: Rodrigo dMart)

Para o desfile do dia 11/03, estão sendo preparados dez figurinos especiais, criados e montados especialmente para o momento, pela designer pelotense Rejane Rosa, que serão compostos pelos adereços de autoria das Redeiras e mostrados por dez modelos da localidade. Em um chamamento à comunidade da colônia, foram escolhidas as dez primeiras meninas a manifestarem interesse na participação de desfile, que acontece na praia onde moram. A motivação é dar ênfase ao artesanato do grupo, ao material reciclado que tem uso criativo e artístico e valorizar a costa doce da Colônia de Pescadores, que tem potencial turístico, gastronômico e de lazer.

Modelos do desfile junto com equipe de maquiagem, cabeleireiro, passarela e da produção da Imagina Conteúdo Criativo (crédito: Luiz Carlos Martins)

Como o projeto (RE)MAR – REDEIRAS NO MÊS DA MODA ARTESANAL também prevê a execução de ações formativas, as artesãs e modelos recebem oficinas gratuitas, abordando temas relacionados ao artesanato, à produção de moda, design e atividades artísticas sobre a indústria criativa e a economia da cultura. São noções de cabelo, maquiagem, passarela, fotografia de produto e retrato para artesanato, realizadas por Carol Oliveira (maquiadora), Thales Ferreira (cabelereiro), Manuella Mathias (passarela) e pela equipe de Cátia Quevedo, da agência de mídia social Público Play.

Ações educativas do projeto: oficina de passarela

O desfile das Redeiras acontece no dia 11/03, às 11h, na Praia do Junquinho, ao lado da Divineia Pequena, na Colônia de Pescadores Z3, às margens da Lagoa dos Patos, distante 20km do centro de Pelotas. Para conhecer mais sobre o artesanato Redeiras é possível visitar a loja “Artesanato da Costa Doce”, situada no Mercado Central de Pelotas, que comercializa os produtos de associações de artesanato da região.

O vídeo do desfile e demais produtos de divulgação serão apresentados ao público a partir de maio de 2023, na loja das Redeiras e nos perfis das mídias sociais. O projeto (RE)MAR – REDEIRAS NO MÊS DA MODA ARTESANAL é uma realização da Associação das Artesãs do Extremo Sul, com produção da Imagina Conteúdo Criativo e financiamento do edital FAC Expressões Culturais, do Sistema Procultura RS/SEDAC/RS. O desfile conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas.

SERVIÇO:

Projeto (RE)MAR – REDEIRAS NO MÊS DA MODA ARTESANAL

Desfile de Moda Artesanal na Colônia Z3
11/03 – sábado – 11h – Entrada franca
Praia do Junquinho (ao lado da Divineia Pequena) – Colônia de Pescadores Z3PelotasRS

LINKS:

DIVULGAÇÃO E CONTATO PARA ENTREVISTAS:

Imagina Conteúdo Criativo
Com Yara Baungarten – (51) 99176.3960
E-mail: imagina.conteudo@gmail.com | Site: www.imaginaconteudo.com   
Instagram: www.instagram.com/ImaginaConteudo

FICHA TÉCNICA:

Equipe desfile do projeto (RE)MAR – REDEIRAS NO MÊS DA MODA ARTESANAL

Coordenação – Associação de Artesãs Redeiras do Extremo Sul
Viviane Ramos – presidente | Rosani Schiller – tesoureira
Artesãs – Karine, Diva, Viviane, Flávia, Mari Angela, Adriana, Eliani, Vilma e Rosani
Produção Cultural e Executiva – Yara Baungarten e Rodrigo dMart (Imagina Conteúdo Criativo)
Design e confecção – Rejane Rosa
Modelos – Isadora, Laís, Lara, Larissa, Laura, Mariana M., Mariana V., Marianne, Marina e Vitória
Maquiagem e Penteados – Carol Oliveira e Thales Ferreira
Passarela – Manuella Mathias
Sonorização – Cristiano Duarte
Filmagem e Edição – Cátia Quevedo (Público Play)
Mídias Sociais – Vanderli Ribeiro (Account Gestão Digital)
Apoio – Bairro Empreendedor – Prefeitura Municipal de Pelotas
Financiamento – FAC Expressões Culturais – Sistema Procultura RS – SEDAC/RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*