O Grupo de Apoio da Beneficência Portuguesa inaugurou, na terça-feira (14/11), um novo espaço dentro do hospital para o seu tradicional brechó, cuja a renda é 100% revertida para as enfermarias do SUS (Sistema Único de Saúde).
A cerimônia de abertura reuniu cerca de 30 convidados, contanto com representantes da Sociedade Portuguesa de Beneficência, como o presidente Carlos Alberto Rajão Frio, e o vice Francisco José Leal Serra, o diretor executivo Dr. Armando Manduca da Rocha e o diretor técnico Paulo da Cruz Barragan. Dentre as mulheres voluntárias, conhecidas como “abelhinhas”, estiveram presentes duas pioneiras do Grupo de Apoio, Maria Lucília da Costa e Neuza Brum da Silva.
Também participou do evento a assessora administrativa do Conselho Municipal de Cultura de Pelotas, coordenadora do Mercado das Pulgas e Gerente do Mercado Central, Helenira Goularte Brasil Dias.
Brechó da Beneficência
O novo local do brechó é maior e está estrategicamente localizado, pois fica próximo à entrada principal e à Recepção da instituição de saúde. Além de uma sala maior para exposição dos produtos, o grupo ganhou um espaço administrativo e um banheiro exclusivo para as voluntárias.
Outra novidade é que o Brechó do Grupo de Apoio da Beneficência ampliará o atendimento ao público. A partir da próxima semana, o horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30, sem fechar ao meio-dia.
Dentre os produtos oferecidos, estão roupas, calçados, bolsas e acessórios, além de itens de decoração, a preços populares. O acesso é gratuito e pode ser feito pela Rua Andrade Neves, 915, no bairro Centro.
“A inauguração de uma loja par ao nosso brechó é a realização de sonho. Representa a valorização do trabalho que iniciamos há 24 anos e nos incentiva a continuar colaborando para melhorar o atendimento a pacientes do SUS em Pelotas”, comemora Claudia Azambuja, coordenadora do Grupo de Apoio. Segundo ela, o grupo está sempre aberto a receber doações e novos voluntários. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (53) 9 9982-0098.
Sobre o Grupo de Apoio da Beneficência Portuguesa
O Grupo de Apoio é um órgão auxiliar da Sociedade Portuguesa de Beneficência, fundado em setembro de 1999, comprometido em trabalhar em prol de melhorias para as enfermarias do Sistema Único de Saúde (SUS).
O trabalho inicia-se com o recebimento de doações, como roupas, calçados, bolsas, acessórios e itens de decoração, que são selecionados e higienizados. Depois, esses produtos são comercializados a preços populares, por meio de bazares temporários e um brechó permanente, dentro do hospital, aberto de terça a quinta-feira, das 13h30 às 17h.
Cada centavo arrecadado é direcionado para reformas e aquisição de equipamentos essenciais ao atendimento de pacientes, na maioria, de baixo poder aquisitivo, em Pelotas. Sob a coordenação de Claudia Azambuja, o Grupo de Apoio da Beneficência reúne cerca de 40 mulheres voluntárias, conhecidas como “abelhinhas”, e conta com o apoio ativo da comunidade local.
Para saber mais, acesse o nosso perfil no Instagram (@grupodeapoiobeneficencia) e no Facebook (@beneficenciaportuguesapelotas).
Fonte: Claucio Brião
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário