O Festival Co.Mundo teve sua primeira edição em Pelotas, nos dias 26 e 27 de novembro de 2022, no Pelotas Parque Tecnológico. Está foi a terceira edição do festival, as duas primeiras aconteceram na cidade de Rio Grande.
O objetivo desta edição foi apresentar o evento aos pelotenses, já visando uma edição maior em 2023, novamente no Pelotas Parque Tecnológico. O Ecult conversou com alguns dos participantes, que aprovaram o vento e já vislumbram sua edição em 2023. Confira:
“Como Mulher Empreendedora e organizadora do grupo, fiquei muito feliz em participar do Festival Co.Mundo. A proposta de mostrar vários segmentos de trabalho, valorizando a economia local, abordando de várias formas, deixando que cada um expressasse da sua melhor maneira, foi realmente fantástico. Já participamos de várias feiras locais, mas essa foi realmente única.”
“Oportunizou jovens e adultos de várias “tribos” a mostrarem seus talentos. O espaço é dinâmico, propicia que isso aconteça. Mas a iniciativa depende de quem organiza. Acredito que todo o trabalho deve ser valorizado, artesanal ou não. E nesse encontro, podemos ver isso. Foi realmente lindo. Que venham os próximos.”
“Queremos seguir fazendo parte e crescer juntas com esse grande projeto. Vitrine Mulheres Empreendedoras de Pelotas sempre estará apoiando e contribuindo ao máximo para que aconteça. Gratidão é a palavra que define! Gratidão a toda equipe Coplace, Parque Tecnológico e todos os envolvidos. Ver o sorriso e satisfação das Mulheres Empreendedoras, não tem preço!”
Silvia Leão da Vitrine Mulher Empreendedora
“Participei da primeira edição do festival Co.mundo realizado em pelotas e tive uma experiência incrível, local maravilhoso e equipe da organização super prestativa e disposta, auxiliando do início ao fim do evento.”
“O evento mesclou diversos segmentos da economia criativa da nossa região, dando a oportunidade para nós, pequenos empreendedores, apresentar e divulgar nossos trabalhos. Esse tipo de evento é uma grande oportunidade para expormos nossas criações, ideias e expectativas de mercado, além de contribuir para a expansão da economia local.”
“É muito interessante estar com outros empreendedores, aprendendo com cada um, compartilhando experiências e fazendo novas conexões. Para as próximas edições a expectativa é grande, com muitas oficinas e empreendimentos locais. Mais uma oportunidade de expormos as lindas criações que temos em nossa cidade.”
Andressa da Prana Infusões
“Acho que a proposta do evento é muito importante por fomentar o mercado criativo local e dar mais visibilidade para marcas e empresas, além de criar conexões que muitas vezes são necessárias para o desenvolvimento de certos processos criativos.”
“Para nós da Anhangá é um imenso prazer e uma grande honra participar dessa primeira edição em Pelotas, pois já havíamos participado de edições anteriores em Rio Grande, ainda no início da empresa, e hoje estamos nesta edição de Pelotas não só como um antigo participante, mas como uma empresa com portfólio consolidado na região e podendo mostrar nossa capacidade criativa e tecnológica.”
“Esperamos que no futuro o evento possa continuar reunindo cada vez mais pessoas e empresas do mercado criativo pelotense e fomentando o mercado local.”
Fernando Fernando da Marrera Anhangá Filmes
“O Festival Co.mundo vem suprir um espaço que é de conectar as iniciativas da economia criativa na sua mais variadas dimensões proporcionando o contato do público com as mesmas . Com o protagonismo da Co.place que já vem trabalhando com esta proposta em duas edições em Rio Grande , a terceira edição chega a Pelotas integrando o Pelotas Parque Tecnológico, a Prefeitura de Pelotas , parceiros e os empreendedores buscando fortalecer está marca tão própria da cidade – Pelotas Criativa.”
“Esta edição foi gestada durante o período da pandemia fazendo com que se pudesse engajar um maior número de parceiros por isso já nasceu bem incorporada e com importantes resultados e a certeza de sua continuidade em 2023.”
“O Festival Co.Mundo se soma a outros importantes e já consagrados festivais como o Festival Internacional SESC de Música , o Festival Internacional de Folclore e Arte Popular , o Festival de Gastronomia entre outros elevando a cidade de Pelotas como a “ Cidade dos Festivais” tanto pela qualidade dos que os coordenam e se envolvem nas atrações mas principalmente pela aceitação e empoderamento do público.”
“Desta forma a expectativa é de que em 2023 a edição tenha muitas outras atrações e que a sede do Pelotas Parque Tecnológica seja invadida pela comunidade.”
Rosâni Ribeiro – Diretora Executiva do Pelotas Parque Tecnológico
Festival Co.mundo – Preparação para a edição em 2023
Artes cênicas, música, artes visuais, literatura e mercado editorial, audiovisual, animação, games, software aplicado à economia criativa, publicidade, rádio, televisão, moda, arquitetura, design, gastronomia, cultura popular, artesanato, entretenimento, eventos e turismo cultural, e demais segmentos cujo processo produtivo seja baseado na imaginação, criatividade, na habilidade e no talento dos profissionais envolvidos.
A partir de tantos segmentos produtivos serão diversas as formas de participação de empreendedores e artistas durante o evento, tais como: exposições, performances, oficinas práticas, atividades interativas ao ar livre, shows, talks e entrevistas. Além de uma feira de produtos e serviços para que os visitantes possam apreciar e adquirir a produção dos criativos.
Confira o Festival Co.mundo via instagram.com/co.mundo
Leia também: 5 dicas para encontrar presentes incríveis neste Natal em Pelotas
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário