A Secretaria de Cultura / Theatro Sete de Abril informa aos interessados que durante a 5ª edição do Encontro de Teatro de Pelotas será oferecida gratuitamente a oficina “O jogo da máscara teatral – primeiros passos”, com o ator e professor de teatro Rodrigo Scalari. A oficina será realizada nos dias 24 e 25 de novembro, das 14h às 18h, e pretende propiciar ao participante um primeiro contato com o universo da máscara teatral, através das técnicas e estilos presentes no trabalho da Máscara Neutra, Máscara Larvária e Commedia Dell’Arte.
Por meio de exercícios físicos e improvisações serão abordadas na prática, noções de atuação presentes na máscara: frontalidade, ponto fixo, corporeidade da máscara, jogo com o parceiro de cena entre outras. O território de práticas aqui propostas é fruto de especialização teatral realizada na Ecole Philippe Gaulier, em Paris (FR), entre 2010 e 2011, por Rodrigo Scalari. Mais do que um aprofundamento em uma ou outra técnica pretende-se aqui gerar um contato entre os estudantes e a “magia da máscara” que, ao esconder o rosto, solicita que o estudante lance mão de seu corpo para expressar e busque agir de formas diferentes daquelas presentes em seu cotidiano ao encarnar e criar os personagens sugeridos por cada diferente máscara proposta.
As inscrições limitadas podem ser feitas a partir do dia 11 de novembro, diretamente no escritório do Theatro Sete de Abril, rua 15 de Novembro, 560, outras informações pelo telefone 53.3225.5777 ou e-mail theatro.setedeabril@gmail.com.
Durante o Encontro de Teatro o público também poderá conferir uma exposição sobre a vida e a obra de Valter Sobreiro Junior e também a apresentação de leituras dramáticas encenadas, com os grupos Cem Caras e Oficina, e um esquete com a Cia Pelotense de Repertório. Nos três dias do encontro será encenada a peça “Entremez da rainha Dona Maria, a Louca, e seu fiel criado Belisário”, escrita e dirigida por Sobreiro, especialmente para o 5º Encontro de Teatro de Pelotas.
Redator: Sandra Lima
Fonte: pelotas.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário