Pelotas está na mira do mercado de influência


mercado de influência

O mercado de influência, publicidade feita por meio de anúncios nas redes sociais de criadores de conteúdo, é uma realidade no cotidiano das pessoas. Dados do site Opinion Box apontam que 58% de brasileiros já compraram algo indicado por um influenciador.

O mercado de marketing de influência está em seu ápice e gira bilhões de dólares no mundo todo, com projeção de faturamento de 16 bilhões de dólares em 2022, segundo o Influencer Marketing HUB. No Brasil, as marcas estão apostando na influência e só este ano chegaram a um aumento de 71% no orçamento deste modelo de publicidade.

Por outro lado, quem deseja se tornar criador de conteúdo nem sempre consegue transformar a atividade em trabalho remunerado. Muitos influenciadores ganham menos de R$ 500 por mês em publicidade. De acordo com o Youpix, essa é a situação de 73% dos influencers.

Mercado de Influência em Pelotas

As famosas “parcerias pagas” têm ganhado espaço nas estratégias de marketing de empresários pelotenses. “A gente percebeu essa demanda há algum tempo tanto pelos clientes que veem nas parcerias com influencers uma boa estratégia como por parte de criadores que nos procuram pedindo assessoria”, diz André Salvador, CEO da AREA Gestão de Marcas.

A cidade agora é oficialmente parte da economia de influência com a primeira agência de influenciadores da Zona Sul do estado, a Orbe Comunidade Criativa. Utilizando o conhecimento de marketing e branding aperfeiçoado em 10 anos de experiência em projetos de grandes clientes como Heineken, SporTV, Jimo e ACPO, a Orbe nasce como um braço da AREA, agência de marketing sediada em Pelotas.

Orbe Comunidade Criativa

A proposta da empresa é mostrar aos influenciadores que o conteúdo que eles geram é um negócio e deve ser gerenciado como uma empresa, oferecendo uma assessoria completa que vai da gestão de carreira, prospecção e gerenciamento comercial, assessoria jurídica e contábil, gestão de contratos e recebíveis e desenho de novos negócios e produtos próprios dos influenciadores.

Ao mesmo tempo, as marcas podem contar com a Orbe para entender e organizar a demanda de criação, selecionar os influencers que melhor se encaixam no projeto ou campanha, desenhar o conteúdo que será executado e enviar relatório de resultados das ações.

O primeiro case da agência demonstra os resultados promissores do projeto. Lyon Dias, do @pelotasdadepressao, viu sua monetização crescer 18 vezes após 1 ano e meio de gestão Orbe. “Damos um importante passo na economia criativa da cidade, com um modelo de negócio testado e
aprovado pelo mercado”
, afirma Gabriel Silva, COO da AREA e sócio da Orbe, junto com André Salvador e Nathalia Fernandes.

Confira a comunidade criativa da Orbe

Aline Miranda – @eualinemirandaa
Andressa Langlois – @nutridessalanglois
Augusto Boesche – @boescheaugusto
Chegaê Pelotas – @chegaepelotas
DJ Micha – @djmichacnr
Gabriela Krolow – @gabrielakrolow_
Lara Lago – @laralago
Lyon Dias – @pelotasdadepressao
Muriel Aldrighi – @trendingplacespelotas
Nathália Lopes – @natplopes

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