Cineasta Ivo Czamanski retorna ao Iecine para laboratório de Direção de Fotografia


            O mais longevo cineasta gaúcho em atividade, com mais de 60 anos de carreira, Ivo Czamanski, está de volta ao Instituto Estadual de Cinema para ministrar extenso laboratório de Direção de Fotografia. Com oito meses de duração, a atividade será realizada de 11 de março a 4 de novembro, às sextas-feiras, das 14h às 17h. As aulas são presenciais no espaço do Laboratório Iecine Odilon Lopes, localizado no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link https://forms.gle/JdumbWTCNjRFK4qN9.

            O Instituto Estadual de Cinema é o órgão público da Secretaria de Estado da Cultura que oferece cursos e atividades de formação profissional na área do audiovisual, além dos editais de fomento e políticas públicas. O cineasta já foi diretor da instituição por cerca de 10 anos.

“Depois de 60 anos de cinema, atuando como Diretor de Fotografia em centenas de produções, a oportunidade de voltar a colaborar com o IECINE e com o cinema gaúcho é uma grande satisfação, da mesma forma que representa mais um desafio: o de compartilhar minha experiência profissional e de vida com as pessoas que apreciam a sétima arte e têm interesse nesta área da cultura que, para mim, sempre foi apaixonante,” destaca Ivo.

Programa

– Apresentação da trajetória do Diretor de Fotografia e apresentação dos alunos e suas expectativas.

– Introdução a diversos itens que fazem parte da atuação do Diretor de Fotografia: o que faz um diretor, fundamentos da imagem, conhecendo câmera e lentes, equipamentos de luz.

– Arte de trabalhar LUZ e SOMBRA: poesia da luz, correção de contraste, cor e brilho.

– Visita ao Museu de Comunicação Hipólito José da Costa: MUSEU DO CINEMA, que tem a curadoria de Ivo Czamanski. Análise da história dos equipamentos que marcaram a trajetória do cinema no século passado: câmeras, projetores, refletores, películas, equipamentos em geral.

– Diferenças entre PELÍCULA e DIGITAL .

– Entendendo como é feita a direção de fotografia para documentários, entrevistas, cinema e publicidade.

– Contraste, volume e cor.

– Linguagem cinematográfica.

– Estudo aprofundado sobre Lentes: grande angulares e teleobjetivas.

– Movimentos de câmera.

– Filtros de câmera.

– Estudo e observação de equipamentos em sala: câmeras, iluminação, fotômetro.

– Estudo aprofundado sobre LUZ: análise da fotografia de filmes, uma breve história da iluminação, técnicas de iluminação, equipamentos utilizados, direção de luz, natureza da luz, intensidade da luz, luz natural – o sol e a sombra, luzes artificiais, chroma Key.

– Projeção de trechos de filmes do diretor.

– Observação sobre história do filme, o processo de produção e dificuldades resolvidas na fotografia.

Filmes a serem analisados:

– Netto e o Domador de Cavalos

– Os Senhores da Guerra

– Produções do Teixeirinha P&B (o que muda quando o filme não tem cor?)

– Documentário Palestina Brasileira

– Movimentos de câmera

– Papel de cada profissional em uma produção audiovisual e as principais figuras num SET DE FILMAGEM

– Profissionais que têm relação direta com o DIRETOR DE FOTOGRAFIA (diretor do filme, diretor de arte, assistentes, produtores, roteiristas, etc)

– Produção de imagens em cenas de INTERIOR e EXTERIOR pelos alunos, para análise das diferenças e dificuldades em relação ao trabalho da fotografia de cinema.

– Análise detalhada do ponto de vista da FOTOGRAFIA das cenas captadas, produzidas e dirigidas pelos participantes do curso.

– Encerramento.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*