O Posto São José, filial da Félix da Cunha em Pelotas, completa 9 meses que passou a ser o primeiro Posto de Gasolina do Rio Grande do Sul a abrir mão da venda de cigarros.
No dia 29 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data instituída em 1986 pela lei nº 7488, que foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.
“Não foi uma decisão fácil, a venda de cigarros representava cerca de 20% do faturamento total da loja. Porém, mesmo abrindo mão dessa receita, existem alguns momentos em que devemos pesar mais o lado da saúde pública do que o lado financeiro. Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos um resultado legal lá no fim.
Hoje me sinto a vontade para incentivar para que outros empresários façam o mesmo. Ao contrário do que muitos imaginaram, ao invés de uma perda de fluxo no giro da loja, aconteceu exatamente o contrário, as pessoas se sensibilizaram com a causa, apoiaram a ação da campanha e tivemos um aumento no fluxo na loja de conveniências, com clientes consumindo outros tipos de produtos”
Marcelo Riemke, Gerente do PSJ
Organização Mundial de Saúde (OMS)
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial.
“Ideia original e genial, estou parabenizando o Marcelo por esta atitude ousada e corajosa, vale mais que qualquer marketing, pois defende o maior patrimônio da humanidade, a vida do ser humano. Parabéns Marcelo, as pessoas que compram os cigarros tem muito a perder e você ao deixar de vendê-los, tem mais a ganhar, pois és um defensor da vida.”
Alberto José de Araújo, MD, PhD, Pneumologista, Sanitarista e Trabalho, Coordenador: Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo – NETT, Instituto de Doenças do Tórax – UFRJ, Membro das Comissões de Tabagismo: AMB, SBPT & SOPTERJ
Em Pelotas a campanha Fumo Zero é um dos ramos do Programa UCPel Mais Saudável, desenvolvido pela Universidade Católica de Pelotas e coordenado pelo médico homeopata e professor Roni Quevedo.
“Em futuro próximo,
agências funerárias serão os
pontos de venda/tráfico de cigarros.
São os locais mais apropriados para comércio desta
droga que conduz à morte sem dó,
sem ré, sem mi e… Sol nunca mais!”
Roni Quevedo, Médico, Coordenador do Programa UCPel Mais Saudável.
!- Inspirado pela atitude de Marcelo Riemke, o ecult em parceria com o Dr. Roni Quevedo irá preparar eventuais matérias informativas que incentivem as pessoas para que larguem o hábito de fumar.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário