Audiovisual para Celular é a próxima oficina a ser realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), com apoio da Cinemateca Paulo Amorim. A atividade será ministrada pela jornalista, professora e diretora de projetos audiovisuais, Thais Fernandes. Interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 07 de março neste link.
O curso, que integra o projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande, será realizado de 08 a 31 de março (às terças e quintas-feiras), das 14h às 17h. Haverá dois encontros às sextas-feiras, nos dias 18 e 25 de março, das 18h às 21h, com exibição de filmes para análise posterior. A atividade é presencial, na Escola José Loureiro da Silva – Vila Cruzeiro (Av. Capivari, 1999, Cristal, em Porto Alegre).
A oficina propõe transformar o conhecimento audiovisual dos participantes em ferramentas narrativas. “O celular é apenas o instrumento de vazão da criatividade cinematográfica dos alunos, que serão apresentados a essa nova linguagem, proporcionando acesso de pessoas com menos recursos financeiros na realização de vídeos, uma vez que um smartphone é bem mais acessível que uma câmera digital de alta qualidade”, afirma Thais.
Programa
- Introdução à linguagem cinematográfica – Aula teórica sobre o início da história do cinema até os dias de hoje.
- Introdução à montagem/edição – Aula teórico-prática sobre a principal ferramenta da linguagem audiovisual.
- Noções gerais do aplicativo CAPCUT – app gratuito para celular, que será usado para exercícios práticos de aula.
- Compartilhando referências – aula voltada para a catalogação de referências audiovisuais dos alunos e exercício de análise coletiva de conteúdo.
- Introdução ao roteiro audiovisual.
- Definição de projetos finais e noções de decupagem.
- Construção de roteiro de vídeos finais.
- Gravação e edição dos projetos e apresentação final.
Ministrante
Thais Fernandes é formada em jornalismo pela PUCRS. Desde 2007 trabalha como montadora e diretora de projetos audiovisuais para televisão e cinema. Atua também no teatro, como dramaturga e diretora, focada atualmente em projetos para o público infantil.
Em 2011, ganhou bolsa integral do programa Ibermedia para participar do IV Diplomado en Documental de Creación, em Cali, Colômbia. Em 2012, assina a montagem da série documental Sonho de Guri, e dos curtas documentais Cidades Redesenhadas e Felizardo, Um Retrato Em Meio Tom, todos dirigidos por Liliana Sulzbach. Em 2013, lança a performance transmídia Passaporte Para o Exílio, contemplada com o prêmio Coletivos Criativos. Ainda em 2013, é selecionada para o 8º Talent Campus Buenos Aires, e, em 2014, para o Berlinale Talents. Também em 2014 lança o webdocumentário interativo A Cidade Inventada – no qual assina produção executiva e edição de vídeos – e estreia No que você está pensando?, espetáculo teatral contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013, do qual é dramaturga, diretora e vídeo designer.
Em 2016, seu primeiro documentário interativo como diretora – Um Corpo Feminino – foi selecionado para o IDW / Interactive Documentary Workshop – Visions Du Réel 2016. O projeto virou curta em 2018 e circulou por diversos festivais no Brasil e no mundo. Em 2019, lança Afinal, Quem é Deus? – série documental para o público infantil aprovada no edital PRODAV 12/2015 de TV’s públicas, da qual é roteirista e diretora. Também em 2019, estreia Para que Servem as Coisas?, espetáculo infantil multimídia que virou curta- metragem em 2021, através de projeto contemplado no edital Audiovisual Gera Futuro (Minc). Em 2020 lança Portuñol, seu primeiro longa metragem – vencedor do prêmio de melhor longa-metragem gaúcho do 48º Festival de Cinema de Gramado.
Revelando o Rio Grande
O projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do governo federal.
Audiovisual para Celular
Data: 08 a 31 de março (as terças e quintas-feiras)
Horário: 14h às 17h
Data: 18 e 25 de março (às sextas-feiras)
Horário: 18h às 21h
Local: Escola José Loureiro da Silva – Vila Cruzeiro (Av. Capivari, 1999, bairro Cristal, em Porto Alegre).
Jornalista, assessor de imprensa e fotógrafo mais-ou-menos-amador. Entusiasta das pautas culturais – sempre aprendendo coisas novas (por aí).
Faça um comentário