A Prefeitura de Pelotas buscará ampliar, em 2023, iniciativas e investimentos voltados para qualificar o ensino na rede municipal por meio da inovação. Na lista de prioridades estão projetos de recuperação da aprendizagem e de desenvolvimento de novas habilidades voltadas ao mundo digital e ao mercado de trabalho.
Dentro deste contexto, o projeto Práticas Pedagógicas de Intervenção nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental (Prapedi) deve ser ampliado. A proposta tem como finalidade a recuperação de aprendizagens por meio de uma estratégia pedagógica que busca a personalização do ensino considerando as particularidades do estudante e estabelecendo a maneira mais eficaz de abordar os conteúdos estudados.
Atualmente, o Prapedi atende 53 escolas, sendo que em 17, as ações ocorrem nos anos iniciais e em 36 escolas, nos anos finais. O objetivo da Smed é de ampliar a iniciativa para todas as unidades da rede em 2023.
Inovação: Educação 5.0 e mais acesso à tecnologia
O estímulo às novas práticas e metodologias de ensino a partir de recursos digitais, laboratórios equipados, pedagógicas e conectividade e ferramentas pedagógicas, que dão forma ao conceito de Educação 5.0, também serão potencializados em 2023.
Atualmente 16,5 mil alunos estão envolvidos em 53 projetos de inovação desenvolvidos com auxílio de nove Laboratórios Itinerantes de Informática Educacional. No próximo ano letivo, novos laboratórios serão criados para incluir outras 19 escolas e permitir a ampliação de 20 projetos de inovação.
A intenção é de que até o final do ano 100% das escolas de Ensino Fundamental e Infantil contem com espaços tecnológicos inovadores e criativos de aprendizagem.
O objetivo é oferecer uma aprendizagem baseada no conceito de educação 5.0, que desenvolve habilidades que facilitem a inserção os alunos no mercado de trabalho e, também, os transformem em cidadãos conscientes.
De acordo com a titular da secretaria de Educação e Desporto, Adriane Silveira as ações para 2023 estão alicerçadas na implantação da nova matriz curricular nas 94 escolas do Município, fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Referencial Curricular Gaúcho (RCG) e nas orientações municipais.
Essa nova matriz vai ao encontro das estratégias e enfoques já colocados em prática ao longo de 2022 pela gestão municipal. “É um conjunto de ações que faz com que tenhamos uma perspectiva de educação alinhada com as regulamentações legais e sinalizações importantes para a qualificação dos currículos escolares e para atender os princípios da Educação 5.0”, observou Adriane.
Novas escolas serão entregues em 2023
A ampliação e qualificação da infraestrutura da rede municipal de educação também estão na agenda da Prefeitura para 2023. Ao longo do ano começam as obras de construção de três novas escolas infantis – Vasco Pires, Laranjal e Farroupilha – além da conclusão de quatro obras de ampliação e reforma e quatro projetos de construção de quadras esportivas e novas salas. Confira a lista completa de investimentos:
Obras em andamento com previsão de término para 2023:
– reforma e ampliação da Emef Mário Meneghetti
– reforma e ampliação da Emef Francisco Caruccio,
– reforma e ampliação da Emef Maria Joaquina
– reforma da Emef Alberto Rosa.
Previsão de Início de Obras das novas Escolas de Educação Infantil:
– no Vasco Pires
– no Laranjal
– na Farroupilha
Realização de projetos relacionados às obras que serão executadas em 2023:
– Construção de quadra poliesportiva coberta na Emef Dr. Berchon.
– Construção de quadra poliesportiva coberta na Emef Nossa Senhora das Dores
– Construção de quadra poliesportiva coberta na Emef Garibaldi
– Construção de novas salas no Centro de Atendimento Luis Pereira Lima
Fonte: pelotas.com.br
Leia também: Cerca de 40 mil pessoas são aguardadas em Pelotas para o 11º Festival Internacional Sesc de Música
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário