Evento voltado a educadores, alunos e pesquisadores com temas vinculados às práticas digitais faz parte da comemoração dos 210 anos da cidade.
Os interessados em participar do Robopel-210 poderão enviar as suas inscrições de oficinas a partir desta quarta-feira (30). A chamada pública inicia o cronograma do evento que neste ano integra a programação do projeto “Conectados nas comemorações dos 210 anos da cidade de Pelotas/RS” e ficará aberta até o dia 30 de abril.
As temáticas podem incluir inúmeras áreas, desde a produção e formatação de textos digitais até metodologias ativas, alfabetização no ensino híbrido, práticas de programação nas escolas, sustentabilidade e musicalização.
Neste ano alguns temas novos foram incluídos, como a promoção de conhecimento e reflexão sobre gêneros e cultura afrodescente. As propostas serão avaliadas por uma comissão que analisará a criatividade, originalidade e impacto das oficinas. Podem se inscrever os professores de educação básica e/ou superior de instituições públicas ou privadas, alunos de educação básica acompanhados de um ou mais professores, alunos e pesquisadores de ensino superior, instituições públicas ou privadas de educação/aprendizagem formais ou não formais e empreendedores/empresários de educação.
As inscrições devem ser feitas através do link https://forms.gle/3xgSuDVS5c9pm9Ne8 e os interessados podem esclarecer as suas dúvidas até o dia 25 de abril pelo WhatsApp (53) 3026-6556. A divulgação do resultado das oficinas selecionadas acontecerá no dia 15 de maio.
Assim como nos anos anteriores, o Robopel-210 será transmitido pelo YouTube e também na TV Câmara (sinal aberto 21.2 – Net canal 16). O edital completo da chamada pública pode ser conferido em www.pelotasparquetecnologico.com.br.
Robopel
Voltado para toda a comunidade escolar de Pelotas, o Robopel é realizado anualmente desde 2018 no mês de julho para homenagear o aniversário da cidade. Em sua 5ª edição, o evento procura estimular professores, educadores, alunos e empreendedores a promoverem a disseminação do conhecimento sobre metodologias para a educação, aprendizagem criativa, computação criativa, robótica sustentável e atividades maker nas escolas através de oficinas baseadas em suas práticas.
A realização é do Pelotas Parque Tecnológico; Prefeitura Municipal de Pelotas através da SMED – Secretaria Municipal de Educação; SDETI – Secretaria de Desenvolvimento,Turismo e Inovação, Escola Sesi Pelotas; ELIMU; Reverso Comunicação Integrada; NTE- Núcleo de Tecnologia Educacional Pelotas/ 5ª CRE – Coordenadoria de Educação do Estado do RS; CRIE/UFPEL; CETEP – Centro Tecnológico Educacional de Pelotas, SEBRAE; Câmara de Vereadores de Pelotas e TV CÂMARA;
O Robopel-210 conta ainda com o patrocínio da Associação Comercial de Pelotas, Banrisul, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Cresol. Outras instituições parceiras estão sendo convidadas a participar desta edição comemorativa.
Pelotas Parque Tecnológico
O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural. Possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos. O Pelotas Parque Tecnológico é vinculado ao MCTI – Ministério da Ciência e Tecnologia em âmbito federal e a REGINP – Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação no Estado do RS. Atualmente, 58 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 24 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, 7 no coworking, 14 incubadas e 13 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior . Ainda, existem 25 instituições parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, duas salas de reunião e capacitações, Arena de inovação (espaço para pitchs e palestras) e estacionamento para 101 veículos entre carros e motos (82 carros e 19 motos).
Fonte: Reverso Comunicação Integrada
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário