Espaço de Arte Theatro Guarany inicia atividades


Integrando as comemorações de seus 92 anos, completados em abril, o Theatro Guarany recebe a exposição A Vida Secreta das Plantas, do artista plástico Eduardo Pires.

A atividade dá início ao projeto de utilizar o foyer do Guarany como um espaço para mostra de artes plásticas. “O Theatro é aberto a todas as expressões artísticas, e há muito tempo queríamos receber exposições, mas não tínhamos a estrutura necessária”, conta a diretora do TG Andréia Fetter Zambrano.

Para dar início à nova atividade do foyer, foi escolhido o trabalho de Pires, que através de pinturas e objetos traça um paralelo entre arte e conhecimento. “Cada obra tem um título que convida à reflexão filosófica, buscando o entendimento de que as imagens mais significam do que representam”, afirma o artista.

Pires utiliza nesta exposição o tradicional óleo sobre tela, mas irá surpreender os espectadores com a técnica que criou e que leva a tinta a trocar de cor: “Eu acrescento a prata pura ao óleo através da fricção de duas placas do metal até obter uma tinta escura de grande plasticidade, criando uma pintura em processo que oxida com o tempo, onde o cinza da prata adquire outras tonalidades através do tempo”.

A Vida Secreta das Plantas pode ser conferida de 22/05 a 29/05, das 10h às 12h e das 14h às 18h, no Foyer do Theatro Guarany (rua Lobo da Costa, 849).

Serviço:
Exposição: “A Vida Secreta das Plantas”
A mostra é constituída por uma performance e mais cinco trabalhos envolvendo grupos e subgrupos (dípticos, trípticos etc.) de pinturas:
objetos epistêmicos, com três peças;
nós, com oito pinturas;
fraturas, com seis pinturas;
céu na terra, pintura horizontal; e
livros pintados sobre tela – cinco peças.

Artista: Eduardo Pires
Cientista Social, Bacharel e Licenciaturaem Ciências Sociais, Artista Plástico e Professor de Tai Chi Chuan. Mora no campo, em Eldorado do sul, onde produziu os atuais trabalhos – que serão apresentados na mostra “A natureza secreta das plantas”, elaborada através de leituras paralelas com a pintura de plantas.

Principais Mostras: Museu de Artes do Rio Grande do Sul, Museu de Artes Leopoldo Gotuzzo, Prefeitura Municipal de Pelotas, Bolsa de Arte de Porto Alegre – com quem trabalha atualmente. Selecionado no 13º Salão Nacional de Artes do Rio de Janeiro, em 1993, ano em que também recebeu a premiação de Destaque em Pintura do Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

Técnica: Óleo sobre tela com tinta à base de prata
Performance e Vernissage: 21/05/2013
Período de Exposição: de 22/05/2013 à 29/05/2013 –  das 10h às 12h e das 14h às 18h