O Curso de Teatro-Licenciatura da UFPel apresentará, dias 16/17 e 23/24 deste mês, no Tablado, o espetáculo “A Vida e a Época de Lobo da Costa”, baseado em textos – além dos do próprio – de Walter Sobreiro Júnior, Antonin Artaud, Alfredo Rodrigues, Mario Osório Magalhães, Ave-Lallemant, e em jornais e periódicos da época. A direção é de Daniel Furtado.
Francisco Lobo da Costa foi nosso grande poeta mal du siecle local, famoso pela morte dramática, em uma sarjeta aos 34 anos. Entre seus poemas mais conhecidos estão “Isabel”, “Fragmento”, “Sombras e Sonhos”, “Amor”, “Melodias”, “Aquele Ranchinho”, “Os Romeiros da Morte” e “Adeus”.
Onde: Tablado: Rua Almirante Tamandaré 275
Quando: 16/17 e 23/24 de março, às 20h
Entrada Franca
Texto da divulgação do evento:
Quanto mais faço teatro mais fica claro para mim a sua necessidade. Numa sociedade midiática e que se volta mais e mais para a virtualidade (ou abdicando da presença) no relacionamento entre as pessoas, a anacronia do teatro se faz urgente. Nossa arte só ocorre no Encontro – primeiramente, entre os atores, e destes com toda a equipe técnica, o ensemble, conjunto que constrói o lado de cá do trabalho; depois, encontro com o público, onde a arte acontece, onde nosso exercício se realiza e vira teatro.
Nosso encontro com Lobo da Costa foi árduo. Permeado por dificuldades, pela luta por melhores condições de estudo e trabalho, pela dificuldade de se criar em espaçados e curtos encontros. Dificuldade do trabalho em grupo, de compreender, escutar e apoiar o outro, outro sem o qual o trabalho de cada um não pode ser realizado.
Colocados diante da emblemática figura de Lobo da Costa – nome surgido nos primeiros encontros da disciplina, no início de 2012, e do qual eu, a pouco mais de ano na cidade, só conhecia como um nome de uma rua, em frente ao Theatro Guarany –, aceitamos o desafio, não de retratar o homem ou o mito, muito menos sua época, mas de promover esse encontro, de exercitar linguagens, de trazer à tona esses esboços.
No ano que se completa 160 anos do nascimento de Lobo da Costa, oferecemos a vocês esse exercício. Sirvam-se.
Ficha técnica:
Elenco:
Ândrea Rodrigues
Helen Sierra
Juliana Barbachã
Lídia Rosenhein
Marina Machado
Roberta Rangel
Tatiana Duarte
Participações especiais:
Vagner Vargas
Carol Pinto
Textos de Lobo da Costa, Walter Sobreiro Júnior, Antonin Artaud, Alfredo Rodrigues, Mario Osório Magalhães, Ave-Lallemant, jornais e periódicos da época.
Roteiro e Direção:
Daniel Furtado
Figurinos e adereços:
Larissa Martins
Iluminação:
Daniel Furtado
Vídeo de “O Filho das Ondas”, peça de Lobo da Costa:
Atores: Vagner Vargas e Ândrea Rodrigues
Câmera: Jordana Coutinho
Edição e captação de som: Thiago Rodriguiero
Vídeo Cemitério São Francisco de Paula:
Edição: Thiago Rodriguiero
Músicas: Joaquim Callado, Schoenberg, J. S. Bach, Schumann
Direção do coro da cena “Charqueadas”:
Leandro Maia
Arte do Cartaz:
André Ziegler
Foto:
Thiago Rodriguiero
Operação de som:
Sirley Karczeski
Operação de luz;
Daniel Furtado e Joânderson Floriano
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.