A webserie documental Ofício dos guasqueiros e a arte gaúcha do couro estreia hoje(22), às 18h, com o episódio “O couro na cultura pampeana”.
A guasqueria é um patrimônio imaterial. Transformar o couro – essência do pampa, em aperos e apetrechos, é uma arte. Através do projeto audiovisual os pelotenses Rodrigo Lobato Schlee e Fernanda Valente de Souza, espraiam o resultado de suas pesquisas de usos e costumes da cultura gaúcha para o mundo virtual.
O trabalho desenvolvido há duas décadas pelo casal foi contemplado no Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em Parceria com a Fundação Marcopolo com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc.
Para convidar o público a viajar nas origens deste secular ofício a websérie documental será dividida em dez episódios, apresentado no YouTube.
Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult
“Nosso objetivo é levar o ofício da guasqueria a novos públicos, contando um pouco desta longa história e demonstrando as técnicas através da internet”, destaca Fernanda.
Os episódios traçam a trajetória da presença do couro na cultura pampeana, passando pelo surgimento do ofício de guasqueiro, as ferramentas utilizadas, peças específicas e todos os detalhes da arte em couro cru no apero crioulo.
“Estamos falando de uma das primeiras e mais tradicionais manifestações artísticas do sul do Brasil, atividade que fez parte da formação da identidade do povo que hoje é chamado gentilicamente de gaúcho”, complementa Rodrigo.
As gravações ocorreram em Gramado e os vídeos terão legenda descritiva para pessoas com deficiência auditiva. O casal de pesquisadores é proprietário da Matería Capitão Rodrigo, em Gramado – local onde a cultura gaúcha tem destaque especial em uma exposição permanente de objetos com história ligadas a formação do povo gaúcho. Acompanhe os bastidores do projeto no Instagram @materiacapitaorodrigo.
Ofício dos guasqueiros e a arte gaúcha do couro
Estreia: 22 de junho de 2021, às 18h com o episódio “O couro na cultura pampeana”
Inscreva-se e acompanhe os episódios no canal do projeto no You Tube
Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário