Uma noite de música e poesia é o que propõe o Recital ‘Liederabend’, promovido pela Associação dos Amigos do Conservatório de Música, no dia 13 de outubro às 20 horas na Biblioteca Pública de Pelotas. A entrada é gratuita.
Com obras de Johannes Brahms (1833-1897) e Antonín Dvořák (1841-1904), a soprano Fernanda Miki e o pianista Patrick Menuzzi, acadêmicos do curso de Bacharelado em Música da UFPel, levarão o público a um passeio pela intensa produção literária e musical germânica e eslava no final do século 19. Os temas folclóricos alemães, ciganos, tchecos e eslovacos, distribuídos em quatro opus que datam desde 1854 à 1888, dialogam estilisticamente nestas que são produções essencialmente camerísticas.
O título ‘Liederabend’ nos remete aos anos 1800, quando musicistas e amantes da música se reuniam em suas casas enquanto um, ou mais, cantores interpretavam as canções dos compositores da época. No ambiente da música erudita, estas canções são chamadas de ‘Art Songs’ e as canções alemãs são conhecidas como ‘Lieder’. Na Alemanha, a grande época das canções foi o século 19. Alemães e austríacos já compunham músicas para voz e piano antes disso, mas com o desabrochar da literatura alemã, nas eras Clássica e Romântica, estes compositores encontraram grande inspiração na poesia e deram início ao gênero conhecido como ‘Lied’.
O evento tem a colaboração de Jonas Klug e apoio da Universidade Federal de Pelotas, Bibliotheca Pública BP Pelotense, Buffet e Lancheria Mendes, Candy Store, Restaurante Rincão Nativo, Academia Keep Training e Café Kalddi.
PROGRAMA:
J. BRAHMS
Op. 10 – Balladen (1854)
1. Andante (Ré menor)
Baseada em um antigo conto escocês, chamado ‘Edward’, que versa sobre o personagem homônimo, o qual acaba de assassinar seu pai e irmão; e sua mãe, a qual ele amaldiçoa antes de partir para nunca mais retornar.
O ciclo, que contém quatro baladas para piano solo compostas quando o autor tinha 18 anos, foi dedicado ao compositor e amigo, Julius Otto Grimm. A balada ‘Edward’, a primeira do ciclo, e a última foram estreadas em 1867 pelo próprio Brahms. A segunda e terceira foram tocadas pela primeira vez em 1860 por Clara Schumann, também na capital austríaca.
Op. 106 – Fünf Lieder (1885-1888)
1. Ständchen
2. Auf dem See
3. Es hing der Reif
4. Meine Lieder
5. Ein Wanderer
Com poemas de Franz Kluger (1808-1858), Christian Reinhold (1813-1856), Klaus Groth (1819-1899) e Gustav Adolf Frey (1856-1920) estas fazem parte das canções escritas no final da vida de Brahms, iniciando com o caráter jocoso da Serenata até finalizar com a nostalgia de Ein Wanderer.
A. DVOŘÁK
Op. 73 – V Národním Tónu (1886)
1. Dobrú noc, má mila
2. Žalo dievča, žalo trávu
3. Ach, není, není tu, co by mě těšilo
4. Ej, mám já koňa faku
Enquanto os tchecos lutavam pela emancipação nacional, Dvorak entre outros compositores se voltaram para o folclore de sua terra natal. Para ele, nascido em ambiente rural, a música folclórica era natural, espontânea, o levando a expôr em muitas obras o seu nacionalismo. Este ciclo, composto durante seus últimos anos antes de partir para a América, é baseado em temas do folclore Eslovaco (canções 1, 2 e 4) e Tcheco (canção 3), a partir de canções populares.
Op. 55 – Cigánské Melodie (1880)
1. Má píseň zas mi láskou zní
2. Aj! Kterak trojhranec můj přerozkošně zvoní
3. A les je tichý kolem kol
4. Když mne stará matka zpívat, zpívat učívala
5. Struna naladěna, hochu, toč se v kole
6. Široké rukávy a široké gatě
7. Dejte klec jestřábu ze zlata ryzého
Escritas para voz e piano em 1880 com letra de Adolf Heyduk, baseadas em poemas folclóricos tchecos, estas canções expressam a liberdade e as emoções da vida cigana, aproveitando-se de algumas influências rítmicas da música cigana da Boêmia. O ciclo de canções foi dedicado ao amigo e admirador de Dvořák, o cantor de câmara vienense Gustav Walter, que as estreou em 1881 em Viena.
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