FestiPoa Literária anuncia 13ª edição totalmente virtual via YouTube


Com Sérgio Vaz e Ana Maria Gonçalves como escritores homenageados deste ano, FestiPoa Literária 13ª edição será totalmente virtual, pela plataforma YouTube e redes do evento, de 13 a 17 de maio de 2021. Uma edição histórica com debates, ações formativas nas escolas e lançamentos de livros.

Mais um respiro necessário para os habitantes de Porto Alegre e do Brasil em tempos pandêmicos se anuncia no horizonte, para alívio de muita gente ligada em literatura e arte. Vem aí a FestiPoa Literária, edição 2021. A primeira edição 100% virtual da festa literária terá cinco dias de muita literatura, poesia e debate de ideias com participação de cerca de 50 convidados.

Conceição Evaristo Foto: Aline Macedo

Transmitida ao vivo pelo canal do YouTube e redes sociais do evento, com acesso gratuito, a FestiPoa terá participações potentes. Além dos homenageados Ana Maria Gonçalves e Sérgio Vaz, autores e artistas como Jeferson Tenório, Antônio Pitanga, Itamar Vieira Júnior, Teresa Cristina, Conceição Evaristo, Criolo, Letrux, Ricardo Aleixo, Luedji Luna, Angélica Freitas, Paulo Lins, entre tantos outros já confirmaram suas presenças e estarão em bate-papos, saraus e oficinas.

Segundo a curadoria da FestiPoa, a programação foi pensada para destacar a trajetória e a obra dos autores homenageados, mas também para abordar nos debates temas como o caráter político da arte em meio à pandemia, o racismo, o feminismo e a coletividade artística como força para enfrentar os retrocessos políticos, culturais e sociais do país atualmente.

As sessões de lançamentos estão presentes nesta edição também de forma virtual. Duas lives apresentam os livros “João aos pedaços”, biografia de João Gilberto Noll escrita pelo jornalista e editor Flávio Ilha, e “Somos todos Caim”, livro de contos de Clarice Müller. E dentre as ações formativas voltadas para escolas públicas estão confirmadas uma oficina online de escrita criativa com José Falero e encontros com escritores em dez escolas entre 26 de abril e 26 de maio. Também está confirmado o ciclo ‘Percursos do romance de autoria negra feminina’, coordenado pelo coletivo Atinukés, em parceria com o DEDS/UFRGS. Esta atividade acontece entre 26 de abril e 24 de maio e está com inscrições abertas até o dia 22 de abril no link: http://bit.ly/autorianegrafeminina

A festa literária de Porto Alegre é uma iniciativa cultural independente que chega a sua 13ª edição graças aos esforços de uma equipe incansável. Oferece, anualmente, de forma gratuita, debates, encontros de leitura, cursos, oficinas, saraus, filmes e performances. São inúmeras as atividades realizadas para difundir e democratizar o acesso à literatura e à arte e trabalhar em prol da formação de leitores. Ao longo de mais de uma década homenageou autores como Conceição Evaristo, Laerte Coutinho, Luis Fernando Verissimo, Sergio Faraco, Vitor Ramil, Marcelino Freire, Sueli Carneiro e João Gilberto Noll, entre outros.

A 13ª edição da Festa Literária de Porto Alegre tem o Patrocínio do Itaú e Grupo Zaffari. Realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sobre os homenageados:

Sergio Vaz – Foto: Jairo Goldflus

Sérgio Vaz é cofundador do Sarau da Cooperifa, movimento cultural que transformou um bar na periferia de São Paulo em centro cultural e que ajudou a deflagrar a literatura periférica. Em 2007 em parceria com vários coletivos da região elaborou a Semana de Arte Moderna da Periferia. Criador do cinema na laje prêmio Cooperifa poesia no ar natal com livros várzea poética projeto poesia nos muros da mostra Cultural da Cooperifa que no ano de 2019 completou sua 12ª edição. É autor do projeto “Poesia Contra Violência” que percorre as escolas públicas da região promovendo recitais e bate papo sobre poesia e incentivo à leitura. Em 1998 o poeta já frequentava as escolas da região de Taboão da Serra para declamar sua poesia. A ideia é fazer com que os jovens, através de oficinas e saraus, se apropriem da literatura e a utilizem não apenas como ferramenta para uma boa média escolar, mas também para adquirir cidadania. O poeta da periferia como é conhecido é homenageado e carrega seu nome em três academias estudantil de letras, tem poemas publicados em livros didáticos e em apostilas de cursinhos populares, sua poesia caiu no simulado do ENEM (Colégio Objetivo 2019). No ano de 2020 devido ao período de pandemia o poeta também se dedicou a fazer lives e participar virtualmente de bate papos, palestras e entrevistas.

Ana Maria Gonçalves - Divulgação
ESCRITORA ANA MARIA GONÇALVES

Ana Maria Gonçalves nasceu em Ibiá, MG, em 1970. Trabalhou com Publicidade até 2001, quando se mudou para a Ilha de Itaparica e escreveu “Ao lado e à margem do que sentes por mim” e “Um defeito de cor” (Editora Record), ganhador do Prêmio Casa de las Américas (Cuba, 2007). Já publicou em Portugal, Itália e nos EUA, onde ministrou cursos e palestras sobre relações raciais e fez residência em universidades como Tulane, Stanford e Middlebury. Mora em São Paulo, onde escreve também para teatro, cinema e televisão.

PROGRAMAÇÃO

13 de maio, quinta, 19h
Mesa dos homenageados: Ana Maria Gonçalves e Sérgio Vaz.
Mediação: Luna Vitrolira
Os homenageados conversam de modo geral sobre suas carreiras literárias, com mediação da poeta pernambucana Luna Vitrolira

Ao longo do evento, entre 13 e 17, estão confirmadas as seguintes atividades:
(dias e horários ainda estão sendo definidos)

Teresa Cristina – Foto: FF entretenimento

*Bia Ferreira e Teresa Cristina. Mediação: Luna Vitrolira
A conversa das cantoras e compositoras, com mediação da poeta Luna Vitrolira, girará em torno dos temas feminismo, antirracismo, samba, religião e arte como posição política

*Sarau em homenagem a Sérgio Vaz, com Elizandra Souza (mediadora), Lilian Rocha, Hamilton Borges e Raquel Almeida

*Ferréz e Paulo Lins. Mediação: Marcelino Freire
O bate-papo dos escritores, com mediação de Marcelino Freire, abordará os lançamentos mais recentes de Ferréz e Lins e as temáticas que aproximam os trabalhos dos dois autores

*Angélica Freitas e Letrux. Mediação: Fernanda Bastos
Bate-papo, permeado com leituras de poemas e crônicas dos livros mais recentes das escritoras. Além de suas produções literárias, Angélica e Letrux conversam sobre composições musicais

*Dedy Ricardo e Fernanda Oliveira conversam com Ana Maria Gonçalves
A homenageada será entrevistada pelas convidadas sobre o livro ‘Um defeito de cor’

*Antônio Pitanga e Jeferson Tenório.
Neste encontro de gerações, o ator e diretor Antônio Pitanga e o escritor Jeferson Tenório falarão sobre a construção de personagens no cinema, teatro e literatura, racismo e arte como manifestação política

*Lira Neto. Mediação: Ricardo Barberena
o escritor e jornalista, biógrafo de Getúlio Vargas, entre outros, falará sobre seu mais recente livro, lançado em março deste ano:  Arrancados da terra:

*Live de lançamento de “João aos pedaços”, biografia de João Gilberto Noll, com Flávio Ilha, autor da biografia, e participação do jornalista e crítico literário José Castello.

*Geni Guimarães e Ricardo Aleixo. Mediação: Eliane Marques
Os autores conversam sobre sua produção poética, com leituras de poemas de seus livros mais recentes, com mediação da poeta e editora Eliane Marques.

*Criolo e Sérgio Vaz. Mediação: Luna Vitrolira
Um dos homenageados da edição, o poeta Sérgio Vaz, e o rapper Criolo vão conversar sobre temas relacionados ao trabalho artístico, suas trajetórias a partir da poesia e rap a partir da periferia de SP.

Luedji Luna – Divulgação

*Conceição Evaristo e Luedji Luna. Mediação: Ludmilla Lis
Encontro de gerações com a escritora mineira e a compositora baiana em que os temas memória, identidade, feminismo e corpo da mulher negra serão eixos do bate-papo das artistas.

*Itamar Vieira Júnior (em mesa com convidados a confirmar)

*Live de lançamento de “Somos todos Caim”,  com Clarice Müller. Mediação: Reginaldo Pujol Filho.

*Allan da Rosa e Eliane Potiguara. Mediação: Carolina Neves
Neste bate-papo os escritores e educadores Eliane e Allan abordarão os temas da escrita, leitura e educação a partir das suas produções literárias e pedagógicas

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

OUTRAS ATIVIDADES DA FESTIPOA

A escrita de autoras negras se inscreve na literatura brasileira com a autoridade de uma perspectiva singular. Para refletir sobre esse tema, o ciclo ‘Percursos do romance de autoria negra feminina’ convoca o olhar de profissionais negras das áreas das letras, sociologia, teatro e história, sobre quatro obras que ilustram a inserção da criação literária de mulheres negras no panteão dos ícones da nossa literatura. A atividade acontecerá na plataforma zoom e os inscritos receberão por e-mail o link para acesso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 22 de abril no link: http://bit.ly/autorianegrafeminina

26 de abril, 19h – Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves, com Fidelayne Sousa e Nina Fola;

03 de maio, 19h – Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, com Ana dos Santos e Suelen Aires Gonçalves;

01 de maio, 19h – Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, com Dalva Maria Soares e Lara Cornelio;

15 de maio, 18h – Um defeito de cor, Dedy Ricardo e Fernanda Oliveira entrevistam a autora Ana Maria Gonçalves;

24 de maio, 19h – Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, com Lara Cornelio e Roberta Pedroso.

Projeto Pedagógico da Festipoa, que estará no ar entre 26 de abril e 26 de maio, vai oferecer oito encontros entre escolas e escritoras, uma oficina de escrita e um grande encontro com o homenageado Sérgio Vaz. Os escritores participantes são: Christina Dias, Luna Vitrolina, Marcelo Martins Silva, Sérgio Vaz, Eliane Marques e José Falero.
Encontros pelo Zoom. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/jepzZWQRtAEL4USZ9

FESTIPOA LITERÁRIA
De 13 a 17 de maio de 2021

Nas redes da FestiPoa:
YouTube: https://www.youtube.com/festipoa
Instagram: @festipoaliteraria
Facebook: @festipoa

Mais informações: contato@festipoaliteraria.com

A 13ª edição da Festa Literária de Porto Alegre tem o Patrocínio do Itaú e Grupo Zaffari. Realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.
Apoio Cultural – PUCRS

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Fonte: Bebê Baumgarten Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*