É uma prática de atividade coletiva da classe de Flauta Transversal, que se propõe a desenvolver competências técnico-musicais, com ênfase no repertório para grupos de flauta, e, naturalmente, promover performances públicas. Paralelamente é proposto também o contato com compositores, produtores/agentes culturais, técnicos/engenheiros de estúdios de gravação, jornalistas/repórteres de diferentes meios de comunicação, para que os alunos vivenciem experiências diversificadas ao longo de seus percursos acadêmicos.
O nome do grupo foi inspirado na expressão “flautosofia”, criada pelo Prof. João Dias Carrasqueira. Segundo ele, “[…] Flautosofia é transformar o som da sua flauta em felicidade. Essa filosofia tem como objetivo maior um mundo mais belo, mais alegre, mais feliz”. Carrasqueira ainda complementa: “A música é a melhor das religiões. É uma religião que todos se entendem e uma linguagem que todos entendem. […] É confraternização. Fraternidade humana. E com a linguagem da música, se pode fazer isso. […]”. (OZZETI, Belo Horizonte, 2006, PPGMUFMG)
Coordenado pelo professor Dr. Raul COSTA d’AVILA, o atual grupo é formado pelo professor e os acadêmicos Júlio WARLEN ZABALETA e Mayara ARAÚJO, ambos bolsistas de pesquisa da PRPPG/UFPel, atuando na pesquisa “A pedagogia contemporânea da flauta transversal no Brasil: discursos de práticas pedagógicas”. Além da pesquisa, eles também têm experiências no ensino, através do projeto de extensão “Pife na Escola”, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ferreira Vianna.
No repertório, o “Flautosofando – Trio de Flautas”, apresenta obras dos compositores: Ivan JEVTIC, George P. TELEMANN, Jacques CATÉRÈDE, J.S. BACH, Tōru TAKEMITSU, Ludwig V. BEETHOVEN, Avena de CASTRO e João Dias CARRASQUEIRA.
Nesta apresentação teremos participação especial de Junelise PEQUENO MARTINO, com leitura de poesias.
LOCAL: Livraria Café UFPel – Pça Cel. Pedro Osório, nº 8.
DIA E HORA: 10/12/14, às 18 horas
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.