Galeria de Arte apresenta “Cubismo Urbano”


Um século se funde e dois movimentos ímpares se encontram para dar vida às obras de André Winn, que estão em exposição na Galeria de Arte da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Uma mescla entre o cubismo e o fauvismo do início do século 20 e o grafite do século 21 dá origem à mostra “Cubismo Urbano”. As obras estarão na Galeria até o dia 18.

35202062010102312Não há como não reconhecer os traços cubistas familiares em Picasso. O artista diz buscar inspiração no cubismo sintético, que é marcado por retratar várias faces de um tema ao mesmo tempo, mas de forma mais suave e mais simplificada. Some-se a isso às cores ferozes e fortes com origem no fauvismo, a violência do pós-expressionismo e o expressionismo abstrato. O resultado são os 23 desenhos que Winn apresenta na Galeria da UCPel.

A predominância é de formas femininas, apresentadas em perfil de vista frontal: uma inspiração na arte egípcia. As gravuras são levadas para o papel com pincel atômico e spray, unindo o tradicional cubismo com a arte de rua. “A obra retrata o não-acadêmico da arte”, explicou o artista. “Foram movimentos importantes que procurei juntar. É uma mescla de movimentos que não deixa de fazer uma alusão ao ecletismo da pintura”, salientou.

As obras em exposição na Galeria de Arte da UCPel são fruto de uma madrugada de inspiração. Winn criou todos os desenhos na noite da virada do ano, de 2009 para 2010. “Tendo material e impulso, acontece”, afirmou.

Em foco
André Winn é estudante do 3º semestre de Licenciatura em Artes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e formado em Programação Visual pelo Instituto Federal Sul-Riograndense.

A Galeria de Arte da Católica fica localizada no saguão do Campus I (Rua Gonçalves Chaves, 373), e funciona das 8h às 22h, sem fechar ao meio-dia. A entrada é gratuita.

Fonte: UCPel