Dia 23 às 19h foi dado início à Mostra “Arte no Porto III”, e “Eles estão Chegando II”, evento que integrou múltiplos artistas pelotenses, nas suas mais variadas técnicas de expressão. Foram 6 andares repletos de criações na antiga e decadente fábrica abandonada Cotada. Com paredes descascadas, úmidas e manchadas, as obras deram uma nova funcionalidade ao espaço.
Desde obras gigantescas, pinturas coloridas, esculturas suspensas com carne e vidro, desenhos em nanquim, caricaturas, fios que cruzam os patamares dos andares, a mostra evidenciou a genialidade de nossos artistas pelotenses, que deve ser incentivada, e não desperdiçada.
Segundo o Professor José Luiz de Pellegrin “A intenção é mostrar que qualquer espaço, longe da tradicional galeria branca, pode ser transformado em galeria de arte”.
Nesse prédio enorme e de aparência fria, as obras transformaram a imensidão vazia em uma efervescente interação entre artistas, público, arte e arquitetura.
Texto: Isis Araújo
Fotos: Isis Araújo e Rafael Takaki
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.