No dia 24 de Julho a UFPel sediará o lançamento do cd Piano Presente na cidade de Pelotas, em uma das ações do projeto de extensão AGENDA NuMC. Piano Presente é o primeiro cd da pianista Joana Holanda, que se dedica à pesquisa e interpretação da música contemporânea brasileira. Joana é professora do Centro de Artes da UFPel e integrante do NuMC-núcleo de Música Contemporânea da mesma instituição. Em lançamento pelo SELO SESC-SP, o cd traz música para piano solo de nove compositores brasileiros da atualidade, de várias gerações e partes do país. Muitas das peças foram premiadas em concursos de composição, e a maioria tem, em Piano Presente, o seu primeiro registro fonográfico.
A gravação do cd viabilizou-se a partir da modalidade de crowdfunding, um financiamento coletivo em que vários apoiadores colaboraram para viabilizar o projeto. Um modelo de financiamento que é contemporâneo, para um projeto de música contemporânea! O SELO SESC-SP, que vem apoiando de forma continuada diversos projetos de música nova licenciou o cd, que já está disponível nas lojas online do Sesc e em breve também na livraria cultura.
Fruto de um trabalho continuado de pesquisa e colaboração com compositores, o CD oferece um recorte da produção atual, rica em sua diversidade. Dois dentre os nove compositores são gaúchos e também professores do Centro de Artes da UFPel: Rogério Constante (1974) e Carlos Walter Soares (1970). Temos também os mineiros Gabriel Penido (1987) e Rogério Vasconcelos (1963), a carioca Marisa Rezende (1944), e os paulistas Tatiana Catanzaro (1976), Bruno Ruviaro (1974) e Alexandre Lunsqui (1969) e o paraibano Marcílio Onofre (1982). A pluralidade estética do conjunto só favorece a apreciação de cada uma das peças no recital, e a força expressiva do todo.
Muitos profissionais de Pelotas estão envolvidos no projeto do cd. Piano Presente foi gravado em Pelotas pela Unidade móvel do A Vapor Estúdio, no Conservatório de Música da UFPel, em Outubro de 2011 e Janeiro de 2012. A Bah Filmes, equipe também de Pelotas, fez as filmagens de entrevistas em Porto Alegre que integram os vídeos de divulgação do projeto, disponíveis na internet.
No lançamento, cada uma das músicas será precedida por uma epígrafe literária, o que reforça o convite à escuta e tece o fio condutor do recital. A associação livre entre a música instrumental e texto estimula o estabelecimento de pontos de contato e provoca o público a fazer sua própria aproximação. O lançamento tem direção cênica de Maria Amélia Gimmler Netto, professora do Núcleo de Teatro da UFPel.
Apresentação:
Penso que existem dois tipos de artistas, aqueles que se adaptam as normas e navegam de acordo com a corrente do rio e aqueles que decidem conduzir o barco ora contra a corrente, ora a favor, mas sempre fiel àquela voz interna, imponderável, difícil de definir. Joana é uma artista dessas. Neste CD ela nos conduz pela diversidade da atual música brasileira de concerto para piano. Temos aqui uma paisagem sonora ampla da nossa música, partindo da consagrada compositora Marisa Rezende passando por compositores de várias gerações e partes do Brasil. Nesse pluralismo estético tão característico da nossa arte, Joana consegue estabelecer uma trilha que nos leva de uma margem a outra do rio, contra e a favor da corrente com maestria, fazendo com que compositores, notas, ritmos, sons, piano, horas de estúdio, tornem-se uma única coisa: música.Espero que você que está com esse encarte na mão tenha tanto prazer ouvindo este disco quanto eu.
James Correa, compositor
Sobre Joana
A pianista Joana Holanda dedica-se à pesquisa e interpretação da música contemporânea brasileira. Em 2013 lança o seu primeiro cd, Piano Presente, licenciado pelo selo SESC-SP e todo dedicado à música de compositores brasileiros da atualidade. Joana possui graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Artes – University of Iowa (2000), nos Estados Unidos e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Durante o doutorado realizou estágio de pesquisa na City University, em Londres. Estudou com Ney Fialkow, Ksenia Nosikova, Christian Tarla, Fúlvia Escobar e Jorge Gomes. Professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), integra o NuMC- Núcleo de Música Contemporânea da mesma instituição. Atua como pianista e camerista no Brasil e no exterior, tendo apresentado recitais-palestra em congressos em Buenos Aires- Argentina e Aveiro- Portugal. Participou de diversos festivais e mostras de Música, entre eles: 2º FIMC – Festival Internacional de Música Contemporânea da UFBA (Bahia), Festival Contemporâneo-RS (Rio Grande do Sul), mostra de Música Contemporânea Brasileira promovida pelo NuMC na Maison do Brésil, na França, mostra Eu gostaria de ouvir, de Belo Horizonte, e Festival de Música de Londrina-PR.
Joana integra o duo “Ressonâncias” com a pianista Lucia Cervini, duo dedicado à interpretação e divulgação do repertório para dois pianos dos séculos XX e XXI. Participou dos espetáculos “John Cage: Oriente Ocidente”, com temporada em Porto Alegre, e de “Intervenções, interfaces e Imagens: homenagem a John Cage”. Desde 2008 coordena a série de concertos “Artistas Convidados” do Conservatório de Música da UFPel, e em 2009 foi Diretora de Produção do VI festival Contemporâneo RS, que abrigou concertos nas cidades de Porto Alegre (RS) e Pelotas (RS).
Atividades de 24 de Julho de 2013.
Convite à Escuta
Bate papo com Joana Holanda e os compositores Carlos Walter Soares e Rogério Constante.
Horário: 10:00 horas.
Local: Prédio Anexo, sala 06. Rua General Neto, 691.
ENTRADA FRANCA.
Recital de Lançamento
Horário: 19:30 horas.
Local: Auditório do Canguru. Rua Lobo da Costa, 1877.
ENTRADA FRANCA
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.