Tributo a Miles Davis é a partir das 21h no João Gilberto Bar.
Aproveitando a próspera safra de tributos a grandes nomes da música, Pelotas não poderia deixar fora os expoentes do gênero que flerta com o blues, ragtime e folk, abusando de improvisações com praticamente todos os tipos de instrumentos. O jazz será muito bem representado na noite desta sexta-feira (28/09/2012) com o tributo a Miles Davis, a partir das 21h no João Gilberto Bar.
“Homenagear Miles Davis para quem curte jazz é como um roqueiro homenagear Beatles ou Led Zeppelin”, comenta o guitarrista Celso Krause, à frente do projeto composto ainda por Daniel Zanotelli (sax tenor), Ronaldo Régio (bateria), Eduardo Simões (contrabaixo) e os convidados João Ávila (sax alto) e Adão dos Santos (sax soprano). Segundo Krause, a participação de três saxofonistas ocorre porque o “sax é alma do jazz”.
Formação
A formação do grupo foi criada especialmente para a apresentação de sexta – apesar de Krause, Régio e Zanotelli tocarem há muitos anos juntos. “O lance é fazer uma homenagem. Existe uma grande movimentação para que esse tipo de música volte a aparecer na cidade”, fala o guitarrista, que acredita ter muito espaço para o pop na noite pelotense. “O jazz é um som menos popular, mas acho que vai dar certo”, planeja.
Projeto
O projeto do tributo surgiu de uma provocação do baterista com Krause, que aceitou o desafio de reverenciar o mestre do gênero. “Miles Davis é o cara para quem ama o jazz”, define. O norte-americano é considerado um dos mais influentes músicos do século 20. Davis ganhou notoriedade muito novo, durante sua adolescência na década de 1940, e veio contribuir para o desenvolvimento do cool jazz, jazz modal e, posteriormente, o jazz fusion. Seu trabalho influenciou diversos músicos durante os anos 1960 e 1970. Lançou álbuns até o final da década de 1980, vindo a falecer em 1991.
A proposta do show instrumental em Pelotas é condensar esses 50 anos de jazz em duas horas, das 21h às 23h. A banda selecionou de duas a três músicas de cada período da carreira do artista homenageado, começando com o jazz clássico e acústico até chegar ao jazz eletrônico. “Buscamos explorar todas as vertentes do Miles”, adianta Krause.
Serviço
O quê: tributo a Miles Davis
Quando: 28/09/2012, às 21h
Onde: João Gilberto Bar, na rua Gonçalves Chaves, 430
Ingresso: antecipados a R$ 10,00 no próprio local
Por: Max Cirne – maxcirne@diariopopular.com.br
Fonte: diariopopular.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.