O Bistrô da Secretaria de Cultura local (Secult) será palco de mais uma edição do Projeto Cena Literária, que tem por objetivo aliar literatura e teatro por meio de apresentação de esquetes teatrais. A apresentação acontece na próxima quarta-feira (25), às 18h30min e traz o talento do diretor Chico Meirelles que com sua troupe apresenta ao público mais uma obra do escritor pelotense João Simões Lopes Neto.
O esquete aborda a história de João Cardoso, gaúcho velho muito estimado, mas charlador como ninguém, em cuja porta, não passava andante que ele não chamasse, risonho e hospitaleiro, sempre ávido de novidades. João Cardoso convidava o andante para um chimarrão que nunca era servido. Os mates do João Cardoso criaram fama, dando origem ao ditado para coisas demoradas: “está como o mate do João Cardoso”.
Nesta adaptação de Chico Meirelles, João Cardoso recebe um tropeiro em sua varanda e este viajante lhe conta a história do “Jogo do Osso”, outro conto de João Simões Lopes Neto, incorporado ao espetáculo. A linguagem é fluente e dinâmica e a encenação se reporta à postura gauchesca, regionalista, movimentada e alegre.
O esquete foi produzido para apresentações em salas, galerias, feiras e bistrôs e traz no elenco, o talento dos atores Régis Caetano e Patric Medeiros. A apresentação tem entrada franca.
Fonte: teatrosetedeabril.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.