O Ciclo “A Filosofia e o Cinema Psicológico” exibirá, na próxima sexta-feira (dia 25 de maio), o filme “Katyn“, de Andrezj Wadja. Cineasta polonês, Wadja (1926-) é autor de obras cinematográficas como “Danton e processo da revolução” e “Os possessos“. O Ciclo, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFPel, sob a coordenação do professor dr. Luís Rubira, ocorre todas as sextas às 20h, no Centro de Integração do Mercosul. A entrada é FRANCA (retire sua senha no local, em horário comercial).
A programação completa do CICLO está disponível na página da UFPel:
http://ccs.ufpel.edu.br/wp/
25/05 – KATYN
Katyn , 2007, Polônia. Direção: Andrzej Wajda.
Com: Andrzej Chyra, Artur Zmijewski, Maja Ostaszewska.
Em setembro de 1939, a Polônia vive um dos momentos mais difíceis de sua história. Invadida pela União Soviética e pela Alemanha, milhares de poloneses são presos. O Reich se encarregará dos intelectuais, enquanto a polícia secreta soviética levará doze mil oficiais para as florestas de Katyn. Nesta obra realizada contra o crime e a mentira, Wajda expõe pela primeira vez a destruição psicológica sofrida por seus pais e seus conterrâneos. Baseado no livro intitulado Post-mortem, de Andrzej Mularczyk. (122 min)
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.