O Ciclo “A Filosofia e o Cinema Religioso” exibirá, na próxima sexta-feira (dia 22 de julho), o filme “A religiosa”, de Jacques Rivette. Cineasta francês (1928-), Rivette é um dos críticos da célebre revista francesa “Cahiers du Cinéma” e realizador de filmes pouco conhecidos do público brasileiro.
O Ciclo, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFPel, sob a coordenação do professor dr. Luís Rubira, ocorre todas as sextas às 20h, no Centro de Integração do Mercosul. A entrada é FRANCA.
A programação completa do CICLO está disponível na página da UFPel:
http://ccs.ufpel.edu.br/wp/2011/03/24/programacao-do-ciclo-a-filosofia-e-o-cinema-religioso/
Sinopse: (22/07 – A Religiosa)
La religieuse, 1966, França. Direção: Jacques Rivette. Com: Anna Karina, Liselotte Pulver. Na França do século XVIII, uma jovem é obrigada a entrar para o convento. Tornando-se freira contra a sua vontade, ela conhecerá diferentes madres e sofrerá humilhações físicas e morais. Adaptação fiel da obra de Diderot, que inspirou-se na história verídica de Marguerite Delamarre. Censurado pela Igreja, o filme somente foi liberado após uma intervenção de Godard que encenara a peça em 1963. (135min)
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário