Lançamento do livro “O Ser Capoeirista” de Jarrão Capoeira em Pelotas


No dia 24 de agosto, o Contramestre de capoeira Jarrão fará o lançamento de seu livro no Casarão 6, na cidade de Pelotas/RS. “O Ser Capoeirista” é resultado de 19 anos de capoeira voltada para a questão social. Jarrão tem dedicado seu trabalho como professor de capoeira a periferia e aos quilombos da zona rural da cidade. No livro, ele trata de questões políticas, éticas e estéticas da capoeira de forma simples, a partir de suas vivências. Como escreve Heloisa Gravina em seu prefácio, o livre é um convite ao encontro e “pode cativar capoeiristas, dançarinos, pesquisadores, mas também qualquer pessoa que goste de boas histórias.”

“Não se deve complicar a capoeira e nem simplificá-la demais, pois a capoeira está na medida das maiores riquezas da vida.” (Jarrão Capoeira, O ser capoeirista)

Serviço:
Lançamento do livro O Ser Capoeirista de Jarrão Capoeira
Autor: Jarrão Capoeira (Carlos Bento Freitas Barcellos Júnior)
Ilustrações: Zé Darci
Editora: independente
Dia 24 de agosto de 2013
Local: Casarão 6, na cidade de Pelotas/RS
Horário: 15h

Para comemorar o lançamento do livro haverá uma programação de capoeira com encontro de camaradas a partir das 10h da manhã:
10h – Aquecimento corporal e vocal e roda de capoeira em frente ao Theatro Sete de Abril
14h – Papoeragem
15h – Lançamento do livro e após roda de capoeira aberta.

Sinopse:
O livro revela a trajetória de um capoeirista que vive intensamente a capoeira no sul do sul do Brasil. Sua experiência como Contra-mestre e professor é marcada pelo envolvimento no ensino da capoeira nas comunidades rurais quilombolas e nas periferias da cidade. Ao expor seu pensamento sobre a capoeira o autor apresenta um conceito ampliado da capoeira, uma visão que não a restringe a um determinado estilo ou a aprisiona a uma provável origem.

Sobre o autor:
Jarrão Capoeira é capoerista desde 1996, membro do Grupo Capoeira Ilha de Mar Grande do Mestre Marquinho Brasil. Iniciou sua trajetória na Dança de Rua e foi um dos fundadores do grupo Piratas de Rua. Contra-mestre de capoeira e formado em Educação Física, ele desenvolve seu trabalho como professor de capoeira desde 2003 em academias, Ongs, escolas, pontos de cultura e em projetos sociais nas cidades de Pelotas, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão e nas comunidades quilombolas da região. Além disso, ministra cursos de confecção de tambores com porongo, o Porombor. Em 2011 recebeu o prêmio Negro Destaque na VIII Semana da Consciência Negra do Clube Cultural Fica Ahí Pra ir Dizendo. Foi coordenador do projeto Arte, Cidadania e Vida para pessoas com necessidades especiais e atualmente coordena o projeto Capoeira no Bairro.